O projeto será realizado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), em parceria com a Secretaria de Meio AmbienteBento Gonçalves está entre os seis municípios da Serra Gaúcha, selecionados para realizar o projeto Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT (sensoriamento), para cidades Inteligentes. O projeto é coordenado pelo SICT, UCS, SEBRAE, Instituto Hélice e FSG, e, em Bento, será realizado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Além da Capital Brasileira da Uva e do Vinho, foram selecionados também os municípios de Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e São Francisco de Paula.O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de IoT para coleta e processamento de dados em tempo real, com vistas a proporcionar o desenvolvimento de políticas públicas para inovação, planejamento estratégico, elaboração de planos diretores, visão de futuro e especializações estratégicas para cidades inteligentes. Os dados coletados dizem respeito à luminosidade, ruído e qualidade do ar.O Diretor da CTEC, Matheus Barbosa, comentou sobre a importância do município estar participando do projeto.
“O Município, através da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), tem trabalhado para que soluções inteligentes sejam aplicadas às atividades desenvolvidas em prol do cidadão. A chamada “internet das coisas”, nesse caso através de sensores/atuadores moldando uma rede de objetos inteligentes capazes de realizar variados processamentos, terá como finalidade a obtenção de dados relativos ao meio ambiente, a fim de possibilitar planejamento estratégico para ações voltados à área”.
O projeto é desenvolvido por meio do edital SICT 17/2021 e tem duração de 18 meses. Após esse período o projeto poderá ser prorrogado, a critério do município e UCS.
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa