A Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes deverá implantar o Plano Museológico 2017-2022, para o Museu do Imigrante. Trata-se de um plano de trabalho com missão, metas, objetivos e expectativas a serem colocadas em prática durante o período.
Conforme a Lei 11.904 de 14 de janeiro de 2009, Seção III, Art. 45, “O Plano Museológico é compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, indispensável para a identificação da vocação da instituição museológica para a definição, o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a criação ou a fusão de museus, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade”.
O documento traz um diagnóstico global sobre o Museu do Imigrante que foi dividido em seções como Estrutura Organizacional e Administrativa, Gestão de Acervos, Exposições, Educativo, Arquitetônico-Urbanístico, Segurança, Financiamento e Fomento, Comunicação, Sócioambiental, Acessibilidade, Programas e Projetos e Anexos.
De acordo com o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “o Plano Museológico vai implementar uma série de estratégias que irá estruturar, organizar e operacionalizar o Museu do Imigrante, ordenando e priorizando ações adequadas à sua identidade. Assim, vamos construir uma realidade museológica junto com a comunidade de forma transparente, como visa a publicação do documento”.
Atualmente trabalhando na instituição, a museóloga Deise Formolo destaca que “’a elaboração do Plano Museológico permitiu (re)conhecer as potencialidades e desafios do Museu do Imigrante objetivando criar horizontes pertinentes as demandas da instituição, trata-se de um importante instrumento de gestão que orientará as nossas atividades nesses próximo anos”.
Acesse o Plano Museológico por meio deste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/doe/Plano_Museolgico_Museu_do_Imigrante_de_Bento_Gonalves_2017_2022.pdf
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor