A Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes deverá implantar o Plano Museológico 2017-2022, para o Museu do Imigrante. Trata-se de um plano de trabalho com missão, metas, objetivos e expectativas a serem colocadas em prática durante o período.
Conforme a Lei 11.904 de 14 de janeiro de 2009, Seção III, Art. 45, “O Plano Museológico é compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, indispensável para a identificação da vocação da instituição museológica para a definição, o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a criação ou a fusão de museus, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade”.
O documento traz um diagnóstico global sobre o Museu do Imigrante que foi dividido em seções como Estrutura Organizacional e Administrativa, Gestão de Acervos, Exposições, Educativo, Arquitetônico-Urbanístico, Segurança, Financiamento e Fomento, Comunicação, Sócioambiental, Acessibilidade, Programas e Projetos e Anexos.
De acordo com o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “o Plano Museológico vai implementar uma série de estratégias que irá estruturar, organizar e operacionalizar o Museu do Imigrante, ordenando e priorizando ações adequadas à sua identidade. Assim, vamos construir uma realidade museológica junto com a comunidade de forma transparente, como visa a publicação do documento”.
Atualmente trabalhando na instituição, a museóloga Deise Formolo destaca que “’a elaboração do Plano Museológico permitiu (re)conhecer as potencialidades e desafios do Museu do Imigrante objetivando criar horizontes pertinentes as demandas da instituição, trata-se de um importante instrumento de gestão que orientará as nossas atividades nesses próximo anos”.
Acesse o Plano Museológico por meio deste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/doe/Plano_Museolgico_Museu_do_Imigrante_de_Bento_Gonalves_2017_2022.pdf
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES