Saúde bucal de qualidade proporciona bem-estar e a prática de hábitos saudáveis ainda na infância pode evitar problemas futuros de cáries ou doenças bucais. Pensando nessa questão, no último dia 17, terça-feira, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho, acompanhados das professoras Simone Felippe e Mônica Misturini Facchini, participaram do “Projeto Mastigue Bem Bento Gonçalves”, coordenado pela Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares (ABOFM).
Pelo menos 27 crianças, com idades entre 7 e 8 anos participaram da ação, que contou com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Saúde e foi realizada na Fundação Casa das Artes. A atividade ocorreu dentro da programação do 25º Encontro da Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares, que ocorre em Bento Gonçalves.
A Coordenadora do Projeto, Cristina Buta, explicou sobre o método utilizado na atividade.
“Trabalhamos o conceito da higidez do esmalte dental, cárie, higiene bucal, com fio dental alternativo e escova de dente. Fazemos uma dinâmica com dentes de isopor, que em seguida é aplicado esmalte de unha, que destrói o dente, e com isso exemplificando o potencial destruidor da cárie. Após a atividade de promoção de saúde bucal, de uma maneira lúdica, informamos sobre a importância das funções mastigatória e respiratória no crescimento e desenvolvimento harmônico da face”.
Ainda de acordo com Cristina a realização da ação junto à escola foi satisfatória.
“Atingimos nosso principal objetivo, que é de sensibilizar as crianças sobre a importância de manter a higidez do dente, não deixar cariar, para não ter dor, explicando que somente dentes saudáveis podem promover uma correta mastigação, e principalmente, as crianças entenderam que precisam comer alimentos duros e fibrosos para o correto desenvolvimento da face”.
A Diretora da instituição, Suelen Fabretto Minuscoli, comentou sobre a importância da ação.
“Foram oportunizadas vivências relacionadas aos cuidados com a higiene bucal e preservação da saúde, um momento divertido e de grande valia para o aprendizado e conscientização de nossos alunos”.
Simone, uma das educadoras que acompanhou os alunos na ação, também destacou sobre a atividade.
“Nossa participação foi bem proveitosa, onde os alunos puderam acompanhar e ver de forma concreta como cuidar dos dentes. Aprenderam a fazer fio dental com vela, bem como utilizá-lo corretamente. Observaram o processo da cárie de forma lúdica, através de um dente de isopor e esmalte. Ficaram encantados. Além disso, ganharam um kit com escova, creme dental, fio dental e um balão”.
A Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, enfatizou sobre a ação realizada com as crianças.
“O projeto Mastigue Bem tem por objetivo orientar de forma lúdica a importância da mastigação como estímulo de crescimento cranio-facial. A nossa realidade são crianças que preferem alimentos macios, limitando o crescimento das bases ósseas, gerando dentes com falta de espaço. Nessa ação tivemos a oportunidade de incentivar as crianças a consumir alimentos duros, secos e fibrosos (cenoura crua, coco, amendoim, espiga de milho, carnede gado).
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, também salientou sobre a ação com as crianças da EMEF Fenavinho.
“A atividade do Projeto Mastigar Bem, teve como objetivo mostrar a importância da mastigação, que é um processo complexo, que vai além da simples ingestão de alimentos e quando realizada de forma correta, traz benefícios a saúde, como um todo. Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste projeto que busca vidas mais saudáveis”.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA