Nesta quinta-feira, 05, o Prefeito Guilherme Pasin assinou o termo de aditamento contratual com Hospital Tacchini para locação de mais 05 leitos de UTI Adulto SUS para Bento Gonçalves para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19. Os custos dos leitos de R$ 1,6 mil serão pagos pela Prefeitura até a habilitação pelo Ministério da Saúde.
Estiveram presentes o Coordenador Médico da SMS, Marco Antônio Ebert e o superintendente do Tacchini, Hilton Mancio. O Hospital Tacchini conta com 30 leitos de UTI. Desses, 13 são para atendimento de pacientes pelo SUS e, o restante, para aqueles que possuem plano de saúde. Com a habilitação dos outros 5 leitos, serão 18 para atendimento de pacientes SUS.
Os 13 leitos são destinados para todas as enfermidades, e não apenas para pacientes com coronavírus. Os novos cinco, inicialmente, são exclusivos para pacientes com a Covid-19. A estrutura total vinha se mostrando insuficiente diante da demanda, levando à transferências de moradores de Bento Gonçalves para hospitais de outros municípios gaúchos, sem contar que o município também recebe pacientes de outras cidades. Essas transferências ficam a cargo da Central de Leitos do Estado.
Para o Prefeito, que também assumiu a Secretaria da Saúde os novos leitos dão a garantia de enfrentamento a doença. “Isso nos da uma garantia de enfrentamento ao Coronavírus de forma muito plena. Estes 05 leitos agregados aos já existentes nos possibilitam que consigamos trabalhar com tranquilidade para o atendimento da nossa população. Estaremos locando estes 05 leitos até que a habilitação pelo Ministério da Saúde seja efetivada”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha