Nesta sexta-feira, 23, foi realizada no Auditório do Complexo Administrativo a conclusão do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, com a participação de Profissionais da Educação do Município de Bento Gonçalves. As atividades aconteceram entre março e outubro. O promotor Élcio Resmini Meneses esteve presente.
A rede Municipal está desenvolvendo esse trabalho, através da Central de Orientação Restaurativa Escolar – CORES, vinculada à Infância e Juventude e Cidadania, sob a coordenação do Núcleo de Justiça Restaurativa, instituída pelo Decreto nº 9.811, de 11 de maio de 2018, em parceria com o Ministério Público do RS.
A metodologia utilizada na Justiça Restaurativa parte de um processo estruturado de comunicação, criando um espaço seguro, a fim de permitir que os participantes sintam-se conectados e respeitados. Esta metodologia é de forma circular, com elementos essenciais e facilitadores para organizar, planejar e conduzir os Círculos de Construção de Paz. “Conviver pacificamente e vivenciar valores positivos é o que transforma uma sociedade quanto ao processo de desenvolvimento humano, seguindo um conjunto de teorias, na qual a ética do cuidado permeia a qualidade do vínculo entre adultos e crianças no espaço escolar”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Vinícius Pizzetti
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul