Nesta sexta-feira, 23, foi realizada no Auditório do Complexo Administrativo a conclusão do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, com a participação de Profissionais da Educação do Município de Bento Gonçalves. As atividades aconteceram entre março e outubro. O promotor Élcio Resmini Meneses esteve presente.
A rede Municipal está desenvolvendo esse trabalho, através da Central de Orientação Restaurativa Escolar – CORES, vinculada à Infância e Juventude e Cidadania, sob a coordenação do Núcleo de Justiça Restaurativa, instituída pelo Decreto nº 9.811, de 11 de maio de 2018, em parceria com o Ministério Público do RS.
A metodologia utilizada na Justiça Restaurativa parte de um processo estruturado de comunicação, criando um espaço seguro, a fim de permitir que os participantes sintam-se conectados e respeitados. Esta metodologia é de forma circular, com elementos essenciais e facilitadores para organizar, planejar e conduzir os Círculos de Construção de Paz. “Conviver pacificamente e vivenciar valores positivos é o que transforma uma sociedade quanto ao processo de desenvolvimento humano, seguindo um conjunto de teorias, na qual a ética do cuidado permeia a qualidade do vínculo entre adultos e crianças no espaço escolar”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Vinícius Pizzetti
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES