Bento: Cartão de estacionamento de idoso deve ser renovado na SEGIMU após dois anos de uso

A credencial do estacionamento para idoso é um dos benefícios das pessoas com idade a partir dos 60 anos. O cartão do idoso pode ser renovado em Bento Gonçalves através da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU).

Atualmente são 6.123 idosos cadastrados com o cartão no município. A renovação da credencial que dá direito a vaga no estacionamento para idoso deve ser feita na própria SEGIMU, localizada no Complexo Administrativo, na rua 10 de novembro, 190, bloco 3.

Como renovar

O cartão do idoso tem a validade de dois anos e o cidadão deve estar com ele em mãos no momento da renovação, além da CNH ou RG, comprovante de residência na cidade e documento do veículo. O valor da renovação é de R$14,51.

O Secretário da SEGIMU, Marcos Barbosa, destaca sobre a importância do cidadão estar com a sua carteirinha devidamente atualizada.

“Esse é um direito básico de toda pessoa de 60 anos ou mais. É importante prestar atenção na data de validade de sua carteirinha, para que, quando for necessário, vir até a Secretaria e efetuar a renovação e continuar com seu direito de ter de forma gratuita sua vaga de estacionamento, que é um direito de todo idoso”, destaca.

Estacionamento para deficientes físicos

Os deficientes físicos também têm direito a uma vaga de estacionamento. Atualmente são 687 pessoas com cadastro ativo na cidade. Para realizar o cadastro o cidadão deve levar laudo médico com CID, CPF/RG, CNH, (quando for motorista), atestado médico, documento do veículo, comprovante de residência.

Sobre a credencial do idoso 

A credencial é o documento obrigatório para uso das vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. O documento é válido em todo Brasil.

Atenção: A autorização poderá ser suspensa ou cassada se for constatado:

  • uso de cópia;
  • rasura ou falsificação;
  • que a vaga especial não foi utilizada por idoso.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Rodrigo De Marco 

error: Conteúdo Protegido