O Balaio Literário tem o objetivo de criar um espaço de acesso nos locais de saúde pública como no PA, ESFs e UBSs, para as pessoas que os frequenta, bem como, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os balaios são cestos de vime, trançados à mão, contendo 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outro. Sem mexer no atual acervo, a Biblioteca usou as inúmeras doações recebidas para reforçar o projeto disponibilizando 880 livros em 22 espaços públicos de saúde.
De acordo com a bibliotecária Paula Porto, “o projeto busca democratizar o acesso dos bento-gonçalvences à literatura em seu cotidiano. Os leitores são incentivados a ler aguardando uma consulta, ou se quiserem levar para casa o livro, e devolve-lo na próxima visita a uma UBS. Os materiais serão revisados e uma manutenção será feita a cada três meses para cada balaio”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta que “a escolha dos balaios foi uma forma de aproximar os moradores da Capital do Vinho da literatura utilizando um símbolo da colheita, neste caso, literária. É uma forma de estimular o hábito à leitura promovendo e acessibilizando o livro, como se fosse uma biblioteca itinerante: a pessoa retira o livro em um espaço de saúde e depois o devolve para o mesmo local”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
Livro sobre o município de Bento promove protagonismo na escrita de alunos da rede pública
Legislativo aprova moção de apoio a soldados da Brigada Militar por bravura durante operação em Bento
Caxias do sul: Gaeco/MPRS faz operação para investigar jogador do Juventude envolvido em manipulação de resultados para apostas