A Biblioteca Pública Castro Alves iniciou o ano de 2023 a todo vapor. A instituição está realizando o inventário do acervo, sendo o último feito em 2021 que contabilizou 28.500 livros. Essa é uma tarefa que consiste na conferência de informações bibliográficas, sendo uma atividade de grande importância para a verificação geral do acervo.
Assim, pode-se constatar a real quantidade de obras disponíveis, o número de exemplares extraviados ou desaparecidos, uma revisão do estado em que se encontram e uma reposição se necessária.
Conforme a bibliotecária Paula Porto a importância do inventário reflete na manutenção dos livros e na entrega de um bom serviço ao público.“É um serviço que exige grande carga de trabalho, mas necessário e importante para que se tenha um conhecimento adequado do real acervo, além de possibilitar uma avaliação das coleções”, destaca.
É também por meio do inventário que uma biblioteca pode realizar estudos de quais obras literárias precisam ser obtidas para o fortalecimento do acervo. Nesse ponto, a bibliotecária Paula Porto atenta que as doações compõem a maior parte do acervo da Biblioteca Pública, além de integrar projetos da instituição.
“Em relação às doações de livros, a comunidade bento-gonçalvense é sempre muito generosa, agradecemos e reforçamos a importância dessas doações para a Biblioteca, pois a maior parte do nosso acervo é composta desta forma. Doar livro é um gesto de afeto, uma ação social, uma forma de democratizar o acesso à leitura, oportunizando pessoas que não tem condições de adquirir, além de possibilitar maior circulação dos livros”, ressalta Paula.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves