Bento: abertura das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ocorreu nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (1º) ocorreu na Fundação Casa das Artes a cerimônia de abertura das atividades do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esses são órgãos que compõem a proteção social básica, com vistas a prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescentes.

Nos grupos são desenvolvidas atividades planejadas, que consideram as especificidades relacionadas aos ciclos de vida dos usuários, bem como as suas potencialidades, as vulnerabilidades e os riscos sociais presentes no território. Para o alcance de seus objetivos, o planejamento das atividades deve ser coletivo, envolvendo os profissionais que atuam no serviço.

Atualmente o município conta com seis Serviços que atendem a crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 17 anos, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras. Isso conforme a idade dos usuários, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando ainda mais o sentido da vida coletiva.

Na ocasião, foi apresentada uma pequena mostra do trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 nos núcleos e teve a atração do Grupo Sonidos Latino América.

Ainda, a coordenação dos SCFVs e educadores estão tendo capacitações até o dia 3 de fevereiro com temas de diversas áreas como Curso de Lideranças, Direitos da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Infantil, Atividades de Vivências psicomotoras para adultos e crianças, Curso de Primeiros Socorros, Apresentação dos SUAS em Bento Gonçalves, Apresentação dos Serviços de Assistência Social nos territórios: CRAS e SCFV e Orientações dos cuidados que devemos ter com abordagens as crianças e adolescentes no cotidiano.

A coordenadora do SCFV, Letícia Cemin, destaca que “este é um momento de acolhimento de novos servidores, de integração. Estamos dando o início para as atividades dos Serviços, bem como, para as capacitações. É um momento importante onde proporcionamos qualificações para os coordenadores e educadores que. A abertura das capacitações é uma forma de acolhimento aos nossos profissionais, para aqueles que estão chegando conheçam e aqueles que já fazem parte das nossas equipes relembrem como está organizada a Assistência Social em nosso município, como é realizado o nosso trabalho nos Serviços de Convivência”.

O presidente da AABB, Orlando Gonzatti, enfatizou sobre a longevidade do programa da instituição. “Em nome da AABB é uma satisfação de manter o programa. Este ano completamos as boadas de prata, 25 anos de atividade. Sempre fazendo a diferença na vida dessas crianças. Cada um que está aqui, está aqui por gosta do que faz. Além de motivados, vocês estão preparados para bem atender. O grupo que vocês trabalhar é muito especial e isso reflete na vida de cada um deles. Toda vez que vocês tiveram a oportunidade de ajudar, de diminuir uma dificuldade que eles tenham já muito importante. Muito obrigado!”.

O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, sobre a missão dos educadores dos SCFVs comenta que “o trabalho de vocês faz a diferença. O carinho, a atenção, a organização, o acolhimento que vocês proporcionam para estas crianças é fundamental para o crescimento delas. O investimento no futuro é na criança. E é para elas que investimos no esporte, na cultura, que são direitos da criança. Vocês hoje têm esta missão de proporcionar estas vivências essenciais para a formação da criança. Muito obrigado a todos vocês”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido