Bento: 32 projetos são contemplados no Fundo Municipal de Cultura

Nesta terça-feira, dia 27, foi realizado no Salão Nobre da prefeitura de Bento Gonçalves a assinatura dos convênios do Fundo Municipal de Cultura – “Cultura gera desenvolvimento”, conforme deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC). Foram contemplados 32 projetos nas áreas de produção, intercâmbio cultural, qualificação e formação, e circulação, totalizando R$ 937.939,20.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vinícius Nardi agradeceu “a coragem e qualidade dos projetos apresentados pelos proponentes. Neste ano tivemos mais de 80 projetos, e o conselho se debruçou em cada um destes e avaliou todos detalhes. Foi respeitada uma transversalidade. Cada um de vocês tem um desafio, pós período pandemico, e temos a chance de atuar para formação de plateia. E contribuir para que a cultura ocupe o espaço da mente das pessoas. Hoje a gente, como agente cultural disputa tempo com  tecnologias, como celular, fontes de entretenimento. E o nosso desafio, é buscar este espaço”, destaca.

O Secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares ressaltou a importância da cultura. “Bento Gonçalves é uma cidade que investe em cultura. Nosso sistema é consolidado, temos um conselho deliberativo que analisa, debate, defende os melhores projetos. Um processo democrático, construído com toda sociedade. E hoje estamos aqui com diversas formas de manifestação cultural, que serão levadas para nossa cidade”, disse.

O Prefeito Guilherme Pasin iniciou sua fala homenageando Darci Poletto, que faleceu na última sexta-feira, 23. “Nossa homenagem para Darci Poletto, que acreditava na cultura, e nas suas diversas manifestações. Neste primeiro ato após seu falecimento nosso reconhecimento ao trabalho realizado na cidade. Um legado que ficará, principalmente no prédio da Casa das Artes”.

Sobre os projetos, Pasin destacou que “é um recurso destinado para cultura de Bento Gonçalves, para artistas desta terra. Um investimento que se soma ao que é realizado na área da cultura. Nós acreditamos na economia criativa, acreditamos que a cultura é geração de emprego e renda, acreditamos que cada um de vocês fará estes projetos se multiplicarem”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rafael de Albuquerque

error: Conteúdo Protegido