BellaFesta 2018, de Fagundes Varela, encerra neste domingo repleta de atrações

Este domingo, 9, é a última oportunidade para a comunidade regional conferir a BellaFesta, de Fagundes Varela. O evento começou na última quinta-feira, dia 6, e tem nesta 6ª edição o tema “Unido Gerações”, com as principais potencialidades do município. São shows, exposição, cultura e gastronomia. O acesso ao público é gratuito.

Uma das novidades deste ano é o resgate do torresmo. Fagundes Varela tem uma grande tradição neste segmento. Isso porque, há quase 100 anos, surgiu na pequena localidade da então Bella Vista, o Abatedouro de Suínos Lunardi Scandróglio, Sottili & Cia. Com o passar do tempo, a empresa foi adquirida pela Cooperativa de Suinocultores Bella Vista Ltda, que passou a ser responsável pelos produtos Sul Brasil. Publicações da época evidenciavam que a banha e os fiambres produzidos em Fagundes, na década de 50, eram os melhores do país. Já na década de 70, devido a dificuldades financeiras, a Cooperativa fechou suas portas. Porém, as marcas do trabalho desenvolvido e a receita do bom torresmo passou de geração em geração e, hoje, ainda se mantém viva.

Ainda há agroindústrias, pão feito em forno de barro assado na hora, que somam-se aos 120 expositores dos mais diferentes segmentos. Neste sábado, dentre as atrações culturais que passaram pelo evento, o Grupo de Danças Ballo D’Italia de Monte Belo do Sul.

A programação completa está disponível no site: bellafesta-rs.com.br. O evento espera superar 30 mil visitantes nos quatro dias.

 

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido