Na noite deste domingo (30), um casal chegou no Quartel da Brigada Militar de Canela, por volta das 23h40min, aflitos com uma criança de 1 ano e seis meses aparentemente desfalecida, engasgada, convulsionando, não apresentava reflexos e com os olhos virados para cima.
O policial militar de serviço na Sala de Operações rapidamente iniciou procedimento na menina tentando desengasgá-la, como a viatura da Brigada Militar estava em atendimento de ocorrência, fez contato com os Bombeiros informando a situação.
A mãe bastante nervosa disse que nunca tinha acontecido isso com a filha. Como a massagem não estava tendo resultado, o soldado realizou uma sucção via nasal. Após três sucções a criança deu sinal de vida, vindo a sair o que parecia ser leite pela sua boca e nariz, iniciando um choro bem fraquinho.
Ao perceber que estava tendo êxito, o militar continuou com a massagem e a bebê já conseguia respirar. Em seguida chegou a ambulância dos Bombeiros, encaminhando a menina para o hospital. Posterior a guarnição de serviço deslocou para ver o estado da criança, sendo informado que levaram ela para Gramado para realizar exames, pois ficou muito tempo desacordada.
Na sequência um funcionário do hospital informou que a menina não corria risco de morte e que iria ficar internada, pois estava com suspeita de estar com leite nos pulmões, para a realização de outros exames, mas estava dormindo tranquila, tendo a sua mãe permanecido como acompanhante.
Após seu turno de serviço, o policial militar ainda passou no hospital para ver como a menina estava. Em abril deste ano o policial militar já havia ajudado a salvar juntamente com uma colega um recém-nascido também engasgado com o leite materno.
Fonte: CRPO/Serra
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor