Uma imponente aeronave modelo esquilo HB 350B foi recebida oficialmente nesta sexta-feira (30), no 3º Esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar em Caxias do Sul.
Diferentemente do helicóptero Schweizer, que já está na cidade e que transporta somente duas pessoas, apenas como plataforma de observação para coordenar o melhor emprego policial terrestre, a nova aeronave possui multimissão.
Com capacidade para até seis pessoas, o helicóptero também é utilizado, para o emprego e retirada de tropas diretamente no terreno, inclusive com técnicas de rapel e munidos de armamento moderno e potente (fuzil). Essa característica permite uma maior mobilidade no apoio em áreas de necessidades, onde por vezes, se tem apenas um policial de serviço.
Equipado para acoplar o sistema de imageador térmico, que permite captar da aeronave imagens, em alta definição, até mesmo durante a noite através do sensor de calor e movimento, o que facilita a localização de criminosos refugiados em áreas de matas. A gravação do vídeo é transmitida em tempo real para o solo, diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Através deste processo, a BM fará o emprego policial já no local certo para captura de criminosos.
A conquista da aeronave para a sede em Caxias do Sul pelo Comando da BM é um mecanismo de extrema importância para a Preservação da Ordem Pública na serra, em virtude do terreno e as condições específicas da região que possui 66 municípios de abrangência.
O novo monomotor alcança uma velocidade de 180km/h e possui habilitação para voo visual diurno e noturno. Além do transporte de tripulantes operacionais, também pode ser empregado, em resgates e remoções de transporte aeromedico.
Redação/Foto: Jackson Cardoso
Fonte: CRPO/Serra
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES