O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 304 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 138,6% em comparação com o trimestre anterior e de 21% em relação ao quarto trimestre de 2022. Em 2023, o lucro líquido da companhia foi de R$ 871,1 milhões, alta de 11,5% diante do resultado ajustado do ano de 2022. O desempenho reflete, especialmente, o crescimento da margem financeira, o incremento da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.
Os recursos captados constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada e recursos administrados totalizaram R$ 95,9 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de 9,1% em relação a dezembro de 2022, com destaque para os recursos em letras.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, fez a apresentação do resultado na manhã desta sexta-feira (9/2), na sede do banco em Porto Alegre, em uma coletiva de imprensa para jornalistas. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que representou o governador Eduardo Leite; do vice-presidente do banco, Luiz Gonzaga Veras Mota; da diretoria e de executivos do Grupo Banrisul.
Para Gabriel, os números representam a atuação do banco junto às comunidades, abrangendo diferentes setores da economia. “O Banrisul é uma instituição sólida e rentável e tem se tornado cada vez mais competitivo e conectado diante dos desafios do século 21. As constantes mudanças tecnológicas são um estímulo para avançar na entrega de produtos e serviços que resultem em uma melhor experiência para o cliente”, destacou.
De acordo com Lemos, o Banrisul se aproxima de seu centenário mantendo a capacidade de renovação, sem perder de vista seus valores. “Nossa trajetória, ao longo dos anos, tem sido marcada por muitas realizações e conquistas. Mas o que mais nos enche de satisfação é o papel que desempenhamos nas comunidades nas quais atuamos”, ressaltou. “Além de uma instituição que presta serviços financeiros, somos parte vital do tecido social e econômico de cada local onde operamos.”
O presidente salienta que, nos próximos anos, a instituição irá abraçar a inovação, buscando melhorar a eficiência operacional. “Utilizaremos big data, machine learning e inteligência artificial para antecipar as demandas do mercado e atende-las”, disse. “Disponibilizaremos produtos e serviços personalizados, avançaremos na formação de parcerias estratégicas e ampliaremos a nossa oferta de crédito. Combinaremos o atendimento físico e digital para proporcionar respostas rápidas e eficazes, com foco em refinar a experiência do cliente.”
Lemos destacou, ainda, o resultado apresentado pelas empresas controladas que integram o Grupo Banrisul, que deram importante contribuição para a performance do Banco: “esses números refletem a direção promissora que seguimos”, concluiu.
Crédito
O Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, priorizando o estreitamento do relacionamento comercial com seus clientes, bem como a revisão da jornada a fim de garantir melhor experiência.
A carteira de crédito avançou 9,3% no ano, chegando a R$ 53,7 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de R$ 4,5 bilhões em comparação a dezembro de 2022 – influenciado, especialmente, pelo crescimento dos créditos rural, imobiliário e comercial.
O crédito imobiliário (que registrou aumento de 16% em 2023 na comparação com o mesmo período de 2022) segue como uma carteira estratégica para o banco, tanto para a fidelização de clientes quanto pelo seu papel relevante no processo de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
O agronegócio segue relevante para a instituição, que oferece linhas de crédito com recursos próprios, repasses de linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos equalizados pelo Tesouro Nacional aos pequenos e médios produtores do Estado. Em dezembro de 2023, a carteira de crédito rural alcançou saldo de R$ 11,3 bilhões, com incremento de 44,2% em 12 meses.
Cartões de crédito
O Banrisul contava com uma base de 1,1 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de dezembro de 2023. No ano, foram realizadas 99,9 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 9,8 bilhões, respectivamente 7,6% e 10,6% superior ao mesmo período de 2022. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 669,6 milhões em 2023.
Banrisul Pagamentos
O lucro líquido da Banrisul Pagamentos em 2023 alcançou R$ 522,9 milhões, crescimento de 39,7% em relação a 2022.
A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 140,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. Em 2023, foram realizadas 510 milhões de transações, aumento de 12,6% em 12 meses. O volume financeiro transacionado totalizou R$ 46,5 bilhões, acréscimo de 8,2% diante de 2022.
Banrisul Seguridade
A Banrisul Seguridade – que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul (por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros) – alcançou lucro líquido de R$ 157,9 milhões em 2023, alta de 4,9% em relação ao ano anterior.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização atingiu R$ 3,6 bilhões em 2023, aumento de 40,6% em relação a 2022. As receitas totais alcançaram R$ 373,2 milhões, crescimento de 12,2% na mesma comparação.
Canais digitais
Os canais digitais do Banrisul responderam por 83,9% das operações realizadas em 2023, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone). Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App – acessados por meio do aplicativo Banrisul) tiveram, em 2023, 606 milhões de acessos, 11% a mais que no ano de 2022, média de 1,7 milhão de acessos diários. O total de operações feitas por meio desses canais cresceu 11,8%, nos quais a quantidade de transações financeiras foi 20,3% superior e o volume transacionado 5,6% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O app Banrisul evoluiu em 2023 e passou a ofertar novidades em produtos, como a contratação de cotas de consórcio e de seguros de vida, a Tag Banrisul Veloe (que automatiza o pagamento de pedágios e estacionamentos) e o BanriPay (que permite pagamentos por aproximação com Banricompras). As novidades foram também em serviços, como na solicitação de nova via de cartão de débito, na associação e desassociação de contas e no serviço que possibilita contatar a agência de relacionamento ou o gerente de conta de maneira muito mais ágil.
Investimento e inovação
O Banrisul investiu em promoção da transformação digital, evolução de sua infraestrutura, desenvolvimento e adoção de ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos e oferecimento de uma experiência ainda mais completa aos seus clientes. Em 2023, o banco investiu R$ 372,7 milhões em modernização tecnológica, contemplando os investimentos em tecnologia da informação, atendimento ao cliente, reformas e ampliações.
No final de 2023, teve início o projeto de Modernização do Parque de Equipamentos da Rede de Agências e Direção Geral, que envolveu a aquisição de 10.551 desktops e 941 notebooks para substituição imediata. Essa renovação visa fornecer uma experiência de atendimento mais qualificada e célere aos clientes, com computadores ágeis, seguros e com melhor performance, aumentando a produtividade dos trabalhadores e economizando recursos em manutenção e energia elétrica.
Para reduzir o impacto ambiental e o risco social, o Banrisul vem reaproveitando os equipamentos quando adequado e realizando o descarte responsável dos materiais eletrônicos obsoletos. A iniciativa está alinhada ao Programa Sustentare, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado, beneficiando instituição por meio da destinação de equipamentos ou mesmo na redução do risco social de públicos vulneráveis.
Texto: Ascom Banrisul
Edição: Secom
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves