O Banrisul registrou lucro líquido de R$ 244 milhões no primeiro trimestre de 2018 – 89,8% acima do apurado no mesmo período de 2017. O desempenho reflete a expansão da margem financeira, o menor fluxo de despesas de provisão para crédito, o crescimento das receitas de tarifas e serviços, com reflexo, também, nas despesas administrativas, em especial as relacionadas ao incremento nos negócios.
O patrimônio líquido atingiu R$ 7,2 bilhões em março de 2018, expansão de R$ 713,3 milhões ou 11% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 71,8 bilhões em março de 2018, crescimento de 4,2% em relação a março de 2017. O total de recursos captados e administrados, em março de 2018, registrou saldo de R$ 62,0 bilhões, 8% acima em relação ao mesmo mês de 2017. Os depósitos totais alcançaram R$ 47 bilhões, com incremento de 9,1% em 12 meses. O saldo das operações de crédito totalizou R$ 31,8 bilhões em março de 2018, com crescimento de 4,1% nos 12 meses.
Estratégia de negócios
Em continuidade ao novo modelo de gestão adotado em 2017, o Banrisul segue aperfeiçoando os modelos de risco de crédito nos segmentos de varejo da pessoa física e jurídica, desde a contratação do crédito à recuperação de operações de clientes inadimplentes, sustentados pela gestão eficaz de dados na definição de limites e pela precificação baseada em risco, visando a melhorar a margem financeira ajustada ao risco e realizar novos negócios.
Além de fomentar sua atuação na pessoa física, o Banrisul também direciona atenção ao segmento empresarial. No início de 2018, foi lançado o Programa Especial de Crédito para Micro e Pequenas Empresas (Crédito Simples Banrisul) – o maior programa gaúcho de crédito da história voltado a esse segmento. A ação visa a fortalecer, ainda, a utilização da rede de adquirência Vero, a antecipação de recebíveis, a conta empresarial, o cartão de crédito empresarial e o fornecimento de equipamentos Vero Mobile. No que se refere às pessoas físicas, o direcionamento segue voltado para operações com maior liquidez, em especial às linhas de crédito consignado para servidores públicos e aposentados.
A qualificação do atendimento também é foco do Banrisul. Por meio do programa Banrisul Mais, avançam as ações de implantação de alavancas comerciais prioritárias e de iniciativas operacionais estruturadas para permitir a melhoria da produtividade e da eficiência. Equipes de venda estão sendo treinadas para garantir o alinhamento comercial com as mudanças e a qualificação do atendimento.
Com a mudança de perfil de cliente e o aumento do uso de dispositivos móveis, o atendimento realizado pelos canais digitais tem apresentado evolução relevante. No primeiro trimestre de 2018, cerca de 46,5% do total das operações foram realizadas nos canais digitais. Para os clientes de maior potencial de relacionamento com o Banrisul, foi ampliado o portfólio de produtos no aplicativo Banrisul Digital, com o lançamento do canal Afinidade, além de área temática específica para o segmento no site da instituição financeira.
Atento ao mercado e à rapidez com que os negócios acontecem, avanços na área de tecnologia estão ocorrendo, visando à adoção de métodos mais ágeis para a redefinição de processos junto às áreas de negócios. Nesse sentido, em fevereiro de 2018 o Banrisul criou a área de Transformação Digital, responsável por aprimorar a estrutura organizacional, com o propósito de desenvolver um ambiente favorável aos ecossistemas digitais, bem como dotar o banco de governança voltada à transformação digital, alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.
Texto: Ascom Banrisul
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