Inaugurado em maio de 2021, o Banco de Leite Humano Ama Tacchini completou em 2022 seu primeiro ano completo de atuação. Durante o último ciclo, 883 mães realizaram suas doações. Juntas, elas somaram 7.549 contribuições e mais de 480 litros de leite pasteurizado.
Construído a partir de uma parceria com o Rotary Bento Gonçalves, o Banco de Leite tem como objetivo oferecer leite materno aos bebês internados na UTI Neonatal que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães. Apenas em 2022, foram alimentados 493 bebês.
A utilização do leite materno na alimentação dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal já impacta positivamente a saúde dos bebês. Durante todo o ano, o Hospital Tacchini não registrou casos de enterocolite necrotizante, doença inflamatória intestinal considerada um dos principais problemas associados ao uso da fórmula infantil.
“Os resultados são muito positivos. Esse é um trabalho que nos orgulha muito. Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor para nossos pacientes e por diversos aspectos o leite materno é o melhor alimento para os bebês”, descreve a responsável técnica do Banco de Leite Ama Tacchini, Fernanda Dalle Laste.
Parceria com bombeiros
Desde 2021, a parceria estabelecida entre o Ama Tacchini e o 5º Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul permite realizar a coleta de leite materno à domicílio em 49 municípios. Em 2022, o Banco de Leite registrou doações em 12 diferentes cidades da região.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves