Através da plataforma, Balcão do Primeiro Emprego, serão divulgadas as vagas de trabalho em empresas de Bento que contratam jovens para trabalharem como jovem aprendiz ou estagiários. Vagas de estágio da prefeitura também serão disponibilizadas no programa.
A EMEF Professora Maria Borges Frota conta hoje com aproximadamente 900 alunos nos três turnos escolares, juntando ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizado no turno da noite. A diretora do educandário, Jaqueline Bondan de Lima, comentou sobre a importância do projeto ser apresentado na escola.
“É uma oportunidade para os nossos alunos, porque muitos têm a vontade de trabalhar, mas não reconhecem que existe a oportunidade, e essa é uma porta que se abre para eles. É um projeto muito bacana, e vejo o quão importante é unirmos forças para apresentar à eles o Balcão de Oportunidades”.
A diretora administrativa da Gebb Work, Bruna Cenci, participou da conversa com os alunos, e comentou sobre a visita à escola.
“Uma empresa, além de atender ao mercado, ela tem uma responsabilidade sociocultural, o que para nós é muito importante, para que essas crianças e jovens tenham um grande futuro e sejam grandes profissionais, tanto como jovem aprendiz, ou em uma área técnica, podendo estudar, fazendo desenvolvimento e crescendo”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, destacou sobre mais uma visita numa escola do município.
“Foi mais uma grande oportunidade para apresentarmos aos estudantes esse importante projeto, que tem por objetivo incentivá-los a buscar uma primeira profissão. Ficamos muito contentes com o entusiasmo deles e o interesse no projeto”.
A secretária da Educação, Adriane Zorzi, também destacou sobre a importância do projeto para os estudantes dos educandários do município.
“Nós temos um lema na Secretaria da educação, que a educação é o caminho, é através da educação e aprendizado que ajudamos o outro. O meu desejo quanto educadora e Secretária da Educação é que esses alunos sonhem, voem alto e alcancem os objetivos que almejarem. E temos a certeza que o Balcão do Primeiro Emprego pode ser o início de uma dia profissional, e despertar o interesse numa área específica de atuação”.
O Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, também ressaltou sobre os benefícios do programa.
“É muito bacana vermos esse projeto ganhando força e sendo compartilhado nas escolas. A CTEC tem feito um esforço em dar mecanismo que facilitem o acesso aos interessados a vagas de emprego, tanto para estágio quanto experiência para o jovem aprendiz. E agora estamos dando mecanismo para oportunizar aos interessados o primeiro emprego.
O Prefeito Diogo Siqueira, destacou sobre a importância do projeto ser apresentado para estudantes dos educandários.
“Nós precisamos empregar mais gente em Bento Gonçalves, e devemos iniciar desde cedo. Sabemos que o primeiro emprego é fundamental, e precisamos preparar a mão de obra e essa gurizada. Nós temos vagas na indústria, no comércio, e setor de serviço, e quem tem vontade de trabalhar, de fazer a diferença, vai sair na frente. A gente precisa dessa meninada para fazer a diferença, e as empresas precisam de jovens aprendizes”.
O que pensam os estudantes
O bate-papo contou com a presença de aproximadamente 90 alunos no auditório da escola. Samuel da Rosa Regino, da turma 91, destacou sobre a importância do Balcão do Primeiro Emprego.
“Hoje, na palestra para os alunos da Escola, ouvi do Prefeito Diogo que a cidade está crescendo e todos nós teremos que competir nas vagas de emprego que são ofertadas. Há muitas oportunidades porém poucos sabem onde ir buscar a primeira vaga de emprego”.
Rodrigo Vargas, da turma 91, destacou que “foi importante a palestra de hoje, pois o prefeito falou da importância que é o Jovem Aprendiz. De poder ir se especializando desde a juventude nas várias áreas de emprego que a cidade oferece”.
A alegria e entusiasmo de assistir uma palestra sobre oportunidades de um primeiro emprego foi compartilhada também por João Lauro de Borba, da turma 93.
“A palestra foi de incentivo aos jovens que buscam um primeiro emprego e assim, poder auxiliar suas famílias. Gostei das informações que promovem o jovem trabalhador a conquistar cada vez mais conhecimento para garantir renda cada vez melhor”.
Como funciona:
A empresa oferece a vaga, o município divulga a oportunidade e os jovens interessados se inscrevem, sendo que posteriormente os currículos são encaminhados para as empresas. A finalidade é aproximar quem precisa de quem quer uma oportunidade para iniciar a profissionalização dos jovens.
Requisitos para fazer parte do Balcão do Primeiro Emprego:
Possuir idades entre 14 e 24 anos
Possuir carteira de trabalho- CTPS
Não ter nenhum registro profissional anterior em sua carteira profissional
Estar matriculado nos cursos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio
Possuir carga horária disponível de 4 à 6 horas diárias
Salário inicial a partir de R$ 600,00
Como realizar a inscrição:
O acesso dever ser feito no https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-do-primeiro-emprego
Verificar as vagas disponíveis e se cadastrar na vaga desejada
Contatos: Whatsapp- (54) 99270-8392
E-mail: balcaodoprimeiroemprego@bentogoncalves.rs.gov.br
Quais são os documentos necessários para fazer o agendamento da carteira de trabalho?
Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone e etc.)
Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista) Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Foto 3×4 com fundo branco.
Onde: FGTAS/Sine
Endereço: Rua Marechal Floriano, 142
Fone/FAX: (54) 3451-5822 / 3452-4824 / 98432-6547
Horários de atendimento: 8h às 14h – Com agendamento
E-mail: bento@fgtas.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves