O Balcão é uma parceria do município com as empresas que desejam divulgar suas vagas para o jovem ou menor aprendiz. Pode ser acessado no https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-do-primeiro-emprego.
Em quase dois meses desde o lançamento, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já receberam pouco mais de 80 currículos, realizando 170 encaminhamentos profissionais para diversas empresas do município.
Através da plataforma, Balcão do Primeiro Emprego, serão divulgadas as vagas de trabalho em empresas de Bento que contratam jovens para trabalharem como jovem aprendiz ou estagiários. Vagas de estágio da prefeitura também serão disponibilizadas no programa.
A EMEF Professora Liette Tesser Pozza, conta hoje com aproximadamente 540 alunos divididos entre o Jardim A e o 9º ano. A diretora do educandário, Ivanete Rosa Trevisan Dal’ Osto, comentou sobre a importância do projeto ser apresentado na escola.
“Para nós enquanto escola é uma grande oportunidade, e quando pensamos em educação, levamos em consideração justamente isso, de inserir o aluno na sociedade. O primeiro emprego é sim uma fase importante para a vida deles, e isso nos deixa muito orgulhosos. São escolhas que eles podem fazer, e depende de cada um para levar adiante uma ideia”.
A atividade contou também com a presença do diretor da empresa Frete e Gestão, Lucas Marconi, que comentou sobre o bate-papo com os estudantes.
“É muito gratificante vir até a escola falar com eles. Eu me recordo que também quando tinha entre 15 e 16 anos estava num momento em que tinha que fazer escolhas difíceis. Foi muito bacana passar a experiência para o pessoal. Essa é uma ação que abre ideias aos jovens”.
O empresário salientou ainda que “a empresa conta com o trabalho de jovens aprendiz, e temos vagas em aberto”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, destacou sobre mais uma visita numa escola do município.
“Foi mais uma bela atividade, em que podemos observar o interesse dos jovens em buscar uma primeira oportunidade. Para eles é muito importante terem essas informações acerca de vagas de emprego, nesse trabalho em conjunto entre o público e privado, unidos num único propósito, de cada vez mais desenvolver e qualificar as pessoas da nossa cidade”.
A secretária da Educação, Adriane Zorzi, também destacou sobre a importância do projeto para os estudantes dos educandários do município.
“Esse projeto tem nos mostrado a importância de oportunizar aos alunos de conhecerem novas possibilidades de colocação profissional. As atividades mostram ainda a importância deles quererem empreender e se conhecerem, e assim, projetar oportunidades para que tenham possibilidade de crescerem e terem sucesso”.
O Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, também ressaltou sobre os benefícios do programa.
“É muito bonito ver o projeto ganhando força e sendo compartilhado entre os estudantes de nossas escolas. A CTEC tem trabalhado para dar mecanismo que facilitem o acesso aos interessados a vagas de emprego, tanto para estágio quanto experiência para o jovem aprendiz. E agora estamos atuando junto para oportunizar aos interessados um primeiro emprego”
O Prefeito Diogo Siqueira destacou sobre a ação junto aos estudantes.
“Essa é uma grande oportunidade para que essa juventude possa buscar uma primeira colocação profissional. É muito bonito o Balcão do Primeiro Emprego estar passando pelas escolas e de ver os estudantes entusiasmados e querendo tirar dúvidas, fazendo questionamentos”.
A palavra dos estudantes
O jovem Guilherme Richard, de 14 anos, aluno do 9º ano, já atua como jovem aprendiz, e comentou sobre a importância do projeto.
“Essa ação é muito importante pra nós, porque pode ser uma chance para quem precisa conseguir um primeiro emprego. Basta ter o interesse de iniciar no mercado de trabalho”.
Para Gustavo Lemon Roman, de 15 anos, e também aluno do 9º ano, o Balcão do Primeiro Emprego representa a oportunidade de se colocar no mercado de trabalho.
“Eu já fui atrás para conseguir um emprego, montei o meu currículo, e sigo correndo atrás dos meus objetivos. Eu vejo que essa atividade foi muito importante para todos nós”.
A jovem Antônia Freitas de Melo, de 15 anos, e estudante do 9º ano, salientou que já trabalhou como jovem aprendiz e reforçou sobre o fato de ir em busca de uma colocação profissional.
“Eu já fui jovem aprendiz, e acho muito bom termos essas chances, e eu mesmo vou voltar a ir atrás para buscar um novo emprego, e quem sabe cadastrar o meu currículo no site da Prefeitura. Nós temos que correr atrás porque é sempre bom termos o próprio dinheiro e responsabilidades”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões