Balanço parcial da Operação Verão Total apresenta queda nos indicadores de criminalidade

Leite destacou o trabalho integrado que resultou na redução de 12% das mortes violentas em 40 dias de ação

O reforço de mais de 3 mil agentes de segurança pública no Litoral Norte, Sul e águas internas resultou em redução nos principais indicadores de criminalidade avaliados no período de veraneio, durante a Operação Verão Total. Os números foram anunciados pelo governador Eduardo Leite nesta sexta-feira (31/1), em Xangri-lá. Nos quarenta dias de operação que marcam a metade da mobilização especial das forças de segurança, os crimes contra a vida e contra o patrimônio reduziram. Na beira-mar, os guarda-vidas realizaram 465 salvamentos.

No período contabilizado entre o dia 20 de dezembro de 2024 e 29 de janeiro deste ano, as mortes violentas caíram 12% em comparação ao mesmo período da operação de 2023/2024. Enquanto na edição anterior da Operação Verão Total foram registradas 33 mortes violentas, na operação 2024/2025 o número de vítimas de mortes violentas caiu para 29.

Leite destacou os esforços de integração das forças de segurança e os investimentos na área como fundamentais para os resultados. “Os números mostram o acerto desta política pública para entregar um verão tranquilo e seguro, como a população merece. Observamos uma melhoria constante e um aumento também da percepção de segurança, algo que conseguimos alcançar com reposição de efetivo, investimentos em equipamentos e tecnologia na área da segurança”.

A Polícia Civil conta com um reforço de 600 servidores no Litoral durante todo período de verão. A instituição atuou em uma média de nove ações diárias de Polícia Judiciária, que resultaram em 123 prisões e apreensões de menores, e da apreensão de 73 armas e quase R$ 245 mil sem procedência. A PC também desenvolveu atividades educativas e preventivas com a população presente no litoral.

Os crimes de estelionato também reduziram 32% no período de veraneio avaliado. Com materiais informativos nas redes sociais, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil reforçaram informações importantes para evitar os golpes mais comuns aplicados na época, como o golpe do falso aluguel na praia. Os estelionatos passaram de 982 casos em 2023/2024 para 669 ocorrências em 2024/2025.

Entre os crimes patrimoniais, o roubo de veículo teve importante redução de 44% entre os dois períodos avaliados. Enquanto na operação que iniciou em dezembro de 2023, 18 veículos foram roubados, nos últimos quarenta dias os registros desse crime caíram para 10. O roubo a pedestre também encerrou a primeira metade do ciclo de verão com uma importante retração de 16%. O crime passou de 177 casos na operação 2023/24 para 149 na atual operação 2024/25.

“Temos uma atenção especial para atender a população gaúcha que se desloca ao litoral para as férias de verão. No 1⁰ período da Operação, que iniciou no dia 20 de dezembro, já foram mais de mil prisões efetuadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil e a apreensão de quase 150 armas em 40 dias”, destacou o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Com reforço de quase 1,4 mil militares destacados para o policiamento ostensivo, a Brigada Militar executou mais de 72 mil abordagens, o que resultou em 909 prisões em flagrante e na captura de 137 foragidos, além da apreensão de 76 armas de fogo e mil munições. Entre as ações desenvolvidas, o Litoral recebeu o Batalhão Escola, unidades formadas por alunos soldados, alunos oficiais e alunos sargentos, integrantes dos cursos de formação da BM. Durante todo o final de semana, os militares tiveram oportunidade de exercer na prática todo o conhecimento adquirido sobre a atividade policial.

O roubo a estabelecimento comercial teve retração de 54%, passando de 13 casos para seis na comparação entre os dois períodos. Nas residências, o crime encerrou a primeira metade da Operação Verão Total com queda de 41%, passando de 10 casos para sete.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) já realizou 465 salvamentos e mais de 264 mil ações preventivas nas praias e águas internas. Com o reforço de efetivo de quase 1,1 mil bombeiros militares, guarda vidas civis temporários e guarda-vidas militares, 21 moto-aquáticas, 22 quadriciclos e uma aeronave exclusiva para atividades de prevenção e salvamento, o CBMRS protege a população no entorno das mais de 240 guaritas de salvamento ativas.

A Operação Verão Total se estende até o dia 5 de março, com reforço contínuo nas ações até o fim do carnaval.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Secom

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

error: Conteúdo Protegido