O bairro Barracão, em Bento Gonçalves, passará a contar com uma instituição de ensino de tempo integral. O segundo educandário do município que vai funcionar nesta sistemática é a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rondon. Em um primeiro momento, as atividades serão de contraturno escolar e a transição será feita de forma gradual.
Conforme a secretária interina de Educação, Fernanda Lodetti, neste momento estão sendo providenciadas as adaptações nos espaços, com ampliações e alteração do regimento escolar. “Tivemos uma reunião ontem (quinta-feira) com a comunidade, quando foram informados os pais dessa alteração, para que seus filhos possam ter um ensino ainda melhor, integral Essa implantação não vai ocorrer de uma única vez , vai ser de forma gradual, para que as crianças possam se adaptar”, afirma.
A escola oferece educação infantil e as séries iniciais e atende atualmente entre 70 e 80 alunos. Ainda não há uma previsão para o início das atividades em tempo integral no local, mas deve ocorrer assim que os espaços estiverem adequados para funcionamento. Para atender a demanda deve acontecer uma ampliação do quadro de professores e funcionários também.
“A Secretaria já está trabalhando nisso. Temos a opção de contratação de professores , mas, primeiramente, os professores que trabalham na escola terão oportunidade de se manterem ali durante todo o dia. Caso não tenham o desejo ou não seja possível em função do trabalho deles, a gente tem um quadro de professores que podem ser contratados que possam suprir a necessidade do tempo integral”, ressalta Fernanda.
Conforme a secretária interina, os fatores que influenciaram na opção pela escola do Barracão para atender em tempo integral foram o espaço para ampliação na escola e a demanda da comunidade pelo serviço.
Francine Boijink- Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reitor da UCS participa de ato em Brasília pela regulamentação da Lei das Universidades Comunitárias
UCS realiza ação de prevenção e diagnóstico do câncer de pele
OBMEP Mirim: anos iniciais alcançam bons resultados