Durante o espetáculo, foram arrecadados 250 quilos de alimentos destinados ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul
No ano em que a comédia dramática Bailei na Curva comemora mais de quatro décadas, a comunidade de Caxias do Sul e da Serra gaúcha foi brindada com um espetáculo que reuniu um público de 700 pessoas no UCS Teatro, em Caxias do Sul, no sábado, 7 de setembro. Dirigida pelo caxiense Julio Conte, a atração foi realizada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/Serra (CEPdePA/Serra), presidido por Lores Pedro Meller, por meio de comissão elencada pela diretora Denise Casara.
A temática do espetáculo aborda a ditadura militar brasileira (1964- 1985) e o roteiro, construído a muitas mãos, acompanha o crescimento de sete crianças durante os “anos de chumbo”, mesclando a história do período com as fases vividas por elas de modo pessoal.
O enredo é representativo do que, à época, sentiam os criadores da peça — Claudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha, Julio Conte, Lúcia Serpa, Marcia do Canto e Regina Goulart —, jovens que também cresceram em meio ao período político conturbado. Ao longo dos anos, o elenco foi mudando e, com ele, o roteiro mesclou novas ideias, sem extrair a essência.
Na oportunidade, o diretor Júlio Conte, que também é psicanalista, subiu ao palco para um encontro com a colega de profissão Barbara de Souza Conte. Os dois protagonizaram um bate-papo sobre os temas centrais abordados na peça e a importância da arte como forma de expressão.
Durante o espetáculo Bailei na Curva, foram arrecadados 250kg de alimentos destinados ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A peça também viabilizou 20% da capacidade do UCS Teatro para ações afirmativas (ingresso gratuito) visando a inclusão de pessoas pretas e indígenas.
Fonte: LatuSensu
Fotos: Leandro Araújo
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves