Aveline realiza culminância do projeto sobre neurociência

Nesta sexta-feira, 19, acontece a culminância do Projeto pedagógico multi e transdisciplinar: NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO – NOVAS POSSIBILIDADES PARA SER MAIS, da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves.

Inúmeras atividades foram desenvolvidas ao longo do ano, tendo como foco principal a neurociência, com o objetivo de compreender a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, esclarecendo o que acontece no cérebro humano desde a sua formação até o envelhecimento. Além de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O estresse pelo qual os alunos foram submetidos durante a pandemia trouxe inúmeros sentimentos desafiadores, como depressão, ansiedade, falta de foco e concentração. O avanço da neurociência possibilitou que fenômenos/técnicas que interferem no comportamento passassem a ser estudados e assim aplicados.

Desta forma, os alunos, além de conhecerem os processos, participaram de inúmeras vivências, que envolveram técnicas de meditação, construção de mandalas dentro da perspectiva de Carl Jung, utIlizaram sons binaurais, assistiram palestras, participaram de experiências sensoriais, produziram obras de arte, entre outras habilidades despertadas.

A culminância contará com a exposição de alguns trabalhos, onde o visitante poderá interagir e uma apresentação coletiva, com mais de 200 alunos, junto ao campo de futebol da Associação São Paulo, dançando a música Jerusalema, que viralizou durante a pandemia, cantada em Zulu pelo grupo Sul Africano Master Kg.

 

Fonte: Escola Alfredo Aveline

(RM)

error: Conteúdo Protegido