Após dois anos da reunião de apresentação do Projeto da Implementação ao Cadastro Vitícola Nacional, com base no Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe), José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, voltou ao Fórum da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Ministério da Agricultura, realizada no dia 07 de dezembro, durante a Tecnovitis 2023, para apresentar os avanços obtidos com a execução do Projeto.
“Com base nos resultados iniciais deste primeiro ano efetivo de internalização do SIVIBE, reforçam-se as nossas expectativas de que, ao término do nosso trabalho, junto aos principais polos produtores vitícolas nacionais, teremos um detalhado panorama da produção vitícola brasileira, em toda a sua dinâmica, nos diferentes territórios. Será um mapa completo, na dimensão de seus impactos nos aspectos econômico, social e cultural, dos respectivos territórios”, pontuou Protas ao apresentar trabalho realizado. Ele destacou que atualmente a única fonte com estatísticas setoriais disponíveis e acessível são as geradas, através de estimativas, pelo IBGE, e que em breve teremos uma base mais robusta e detalhada, com base no SIVIBE.
Em 2023, foram realizados evento em 32 cidades, capacitando 830 pessoas, nos principais polos vitícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Todas as atividades foram coordenadas e executadas pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho José Fernando da Silva Protas e Joelsio Lazzarotto, com o apoio das Superintendências do MAPA dos estados envolvidos e entidades estaduais vinculadas ao Agro. Os resultados já podem ser conferidos no Painel de dados do SIVIBE disponível em https://mapa-indicadores.agricultura.gov.br/publico/extensions/SIVIBE/SIVIBE.html
Os avanços foram celebrados por todos os participantes da 63ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, pois a implantação Nacional do Cadastro Vitícola era um sonho antigo. Apenas o Estado do Rio Grande do Sul havia implantado este instrumento da política vitivinícola nacional. Daniel Panizzi, presidente da Uvibra, foi um dos primeiros a se manifestar parabenizando o trabalho realizado. Umberto Cereser, destacou a importância do trabalho para que a partir do conhecimento da realidade do setor possam ser propostas políticas públicas adequadas à realidade da vitivinicultura brasileira.
Confira as realizações de 2023:
– Elaboração e disponibilização “on line” do Manual do Usuário.
– Elaboração e distribuição de folder simplificado com os principais elementos operacionais, durante as Reuniões nos polos vitícolas.
– Produção e disponibilização de vídeos explicativos na página, no site da Embrapa Uva e Vinho, com todas as informações centralizadas.
– Criação de uma rede de apoio de usuários e técnicos no WhastApp para trocas de informações sobre o tema.
– Implantação de Central de Serviços para os usuários do Sivibe com atendente disponível para esclarecer as dúvidas, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, pelo e-mail: cnpuv.sivibe@embrapa.br ou pelo telefone: 0800 292 1400.
- – Central de Atendimento do MAPA: E-mail: atendimento.sistemas@agro.gov.br.
Para entender: Reconhecida pelo trabalho desenvolvido desde 1995 na coordenação do antigo Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, a Embrapa Uva e Vinho está apoiando o Ministério da Agricultura e Pecuária e liderando o projeto para a implementação do Cadastro Vitícola Nacional, o Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe). Neste sistema os viticultores irão se cadastrar e declarar a produção anual das suas respectivas produções de uvas. As declarações agregarão o total da produção colhidas entre o dia 1 de julho de determinado ano e o dia 30 de julho do ano seguinte. O objetivo é orientar e sensibilizar os produtores para a importância das informações prestadas.
Sobre o Sivibe:
O Sistema contempla o registro, por parte dos viticultores relativamente às áreas implantadas, quantidade produzida em cada safra, por variedade e a destinação desta produção. Também permite a comprovação e análise desses dados por parte da fiscalização agropecuária visando o controle da produção vinícola nacional. O sistema vai otimizar o controle e o monitoramento da produção vitícola nacional. O acesso ao Sivibe é no endereço: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SIVIBE.html.
Com a implantação do Cadastro Vitícola Nacional, o Brasil terá uma base de dados que além de refletir o perfil da realidade da viticultura nacional, possibilitará o estabelecimento de políticas de desenvolvimento setorial focada nas prioridades e demandas da cadeia produtiva. Trata-se, portanto, de um importante passo no sentido da organização competitiva da vitivinicultura brasileira.
Fonte e foto: Viviane Zanela
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor