Uma noite especial foi a de quarta-feira, 28, nas dependências do restaurante Maria Valduga, na Casa Valduga, com o avanço de uma proposta de fortalecimento do turismo para a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. Trata-se da união do Vale dos Vinhedos (Monte Belo, Garibaldi e Bento Gonçalves) com outros quatro municípios: Farroupilha, Pinto Bandeira, Carlos Barbosa e Caxias do Sul).
Um dos idealizadores do projeto é o empresário Juarez Valduga, que conta com apoio de empresários de grandes marcas como Tramontina, Randon, Zegla entre outros.
“Estamos percebendo a mesma origem e uma região única. Trabalhamos com um propósito de criarmos pela primeira vez no Brasil uma organização pública privada e quem sabe transformar a maior e mais bela região turística do País”, contou.
A nomenclatura e diretrizes devem ser definidas em breve utilizando até exemplos de atuação próximo, com o CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha).
Até a criação de um Departamento de Turismo das sete cidades estaria em cogitação. De acordo ainda com Valduga, a união de forças com outros movimentos consolidados como Bento+20, MobiCaxias, Universidades e Prefeituras podem trazer bons frutos.
Com o recente impasse envolvendo a instalação de grandes empreendimentos no Vale dos Vinhedos, também se imagina criar até uma legislação única em prol do crescimento sustentável com preservação paisagística.
Participaram do encontro os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira; Caxias do Sul, Adiló Didomênico; Monte Belo do Sul, Adenir Dallé; Pinto Bandeira, Hadair Ferrari; Farroupilha, Fabiano Feltrin e representantes de Carlos Barbosa e Garibaldi em razão das agendas dos prefeitos destas cidades.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves