Avança projeto de construção de Totem Turístico no Vale dos Vinhedos

A construção de um pórtico que demarcasse o acesso principal ao Vale dos Vinhedos é um dos projetos mais antigos dos empreendedores da região, citado na ata de fundação da Aprovale em 1995.

25 anos depois, 2020 promete ser o ano de realização deste sonho. Com empenho do vereador Volnei Christófoli e do Presidente do Conselho Superior da Aprovale, Márcio Brandelli, o Deputado Federal Pedro Westphalen oficializou a destinação de emenda parlamentar para execução deste projeto no final de 2019, em visita realizada ao Vale dos Vinhedos.

Sob a modalidade “impositiva”, R$ 250.000,00 deverão ser utilizados pela prefeitura de Bento Gonçalves na construção do atrativo cujo projeto arquitetônico está sendo elaborado pela Arquiteta e Urbanista do IPURB, Lisiane Poletto.

Sob orientações do DAER, que não permite edificações na área de domínio para segurança de motoristas e pedestres, o projeto inicial de pórtico foi transformado em totem turístico, e cumprirá o objetivo de demarcar o início do roteiro. Ele será construído no km 13 da RS 444, acesso principal ao Vale dos Vinhedos, próximo a sede da Aprovale. O projeto prevê ainda um recuo para parada de veículos e iluminação, possibilitando que o turista estacione com segurança para fotografar o local e consultar o mapa instalado junto ao totem.

A proximidade com a sede da Aprovale, que conta com um Centro de Atendimento ao Turista, proporcionará que o visitante busque informações complementares sobre o Vale dos Vinhedos, além de ter acesso a banheiros, água e área para descanso.

“É um compromisso de campanha trazer para o Vale dos Vinhedos as condições necessárias de infraestrutura, para cada vez mais lotar esse Vale de atrativos turísticos, uma vez que a parte técnica e tecnológica na produção do vinho aumenta cada vez mais. Em parceria com a prefeitura e com o governo, aos poucos vamos atendendo as necessidades do Vale”, destacou o deputado federal em entrevista à Vinni Maciel, de O Vale Post.

O projeto está em fase de finalização e as obras devem iniciar em 2020, ano de atuação de Jones Valduga como presidente da Aprovale.

 

Fonte: Aprovale

error: Conteúdo Protegido