Avaliação do MEC destaca cursos de graduação da UCS entre instituições privadas do RS

Principal indicador de qualidade do Ensino Superior, Conceito Preliminar de Curso de 28 graduações foi divulgado nesta semana

A Universidade de Caxias do Sul obteve conceito 4 (em escala de 1 a 5) na maioria dos cursos de graduação participantes da avaliação que indica o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2019. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Na avaliação, a UCS teve apreciados 28 cursos de graduação, sendo que 23 deles obtiveram o conceito 4, e cinco deles, o conceito 3 (a escala de avaliação é de 1 a 5). Dos 28 cursos com CPC, 23 tinham conceitos em avaliações anteriores e, destes, 14 melhoraram o CPC Contínuo.

O Conceito Preliminar de Curso é um dos principais indicadores de qualidade do Ensino Superior e considera os seguintes fatores: desempenho dos estudantes no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (20% do conceito final); Corpo Docente, cujo indicador é calculado com base nas proporções de professores do curso com mestrado, doutorado e tempo integral ou parcial (peso de 30% no CPC); Percepção dos estudantes quanto às condições de oferta do curso, dado obtido com base nas respostas dos estudantes em um questionário que envolve elementos da organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional (peso de 15% no CPC); e IDD, indicador do MEC que avalia o valor agregado no processo formativo do curso (peso de 35% no CPC).

Destaque no cenário estadual

No âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas do RS, diversos cursos participantes da avaliação obtiveram destaque. Conquistaram o melhor CPC contínuo o curso de Engenharia Ambiental de Caxias do Sul (entre 13 instituições privadas) e o curso de Engenharia Civil de Bento Gonçalves (entre 30 instituições privadas de ensino).
Os conceitos do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram ótima avaliação, ficando na segunda posição (oferta de Bento Gonçalves) e quarta posição (curso de Caxias do Sul) entre todas as IES privadas estaduais.

Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária, sediados em Caxias, tiveram também o segundo melhor CPC contínuo no Estado. Também merece destaque o curso de Agronomia, que obteve a segunda posição na oferta de Vacaria e a quarta posição em Caxias do Sul.

Dois cursos de Tecnologia em Radiologia foram avaliados no Estado e o curso da UCS foi o melhor colocado.
Em nível nacional, diversos cursos de graduação avaliados nesta edição permaneceram no grupo dos 10% melhores, considerando-se as ofertas de instituições de Ensino Superior privadas. São eles: Arquitetura e Urbanismo (Caxias do Sul), Arquitetura e Urbanismo (UCS Bento), Enfermagem (Caxias do Sul), Engenharia Civil (Caxias do Sul), Engenharia Civil (UCS Bento), Engenharia Controle e Automação (Caxias do Sul), Engenharia de Produção (Caxias do Sul), Engenharia Elétrica (UCS Bento), Engenharia Eletrônica (UCS Bento), Engenharia Mecânica (Caxias do Sul), Fisioterapia (Caxias do Sul) e Nutrição (Caxias do Sul).

Em todo o Brasil, foi calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de Ensino Superior.
O ranking geral pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Fonte: Imprensa UCS

error: Conteúdo Protegido