Principal indicador de qualidade do Ensino Superior, Conceito Preliminar de Curso de 28 graduações foi divulgado nesta semana
A Universidade de Caxias do Sul obteve conceito 4 (em escala de 1 a 5) na maioria dos cursos de graduação participantes da avaliação que indica o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2019. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Na avaliação, a UCS teve apreciados 28 cursos de graduação, sendo que 23 deles obtiveram o conceito 4, e cinco deles, o conceito 3 (a escala de avaliação é de 1 a 5). Dos 28 cursos com CPC, 23 tinham conceitos em avaliações anteriores e, destes, 14 melhoraram o CPC Contínuo.
O Conceito Preliminar de Curso é um dos principais indicadores de qualidade do Ensino Superior e considera os seguintes fatores: desempenho dos estudantes no ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (20% do conceito final); Corpo Docente, cujo indicador é calculado com base nas proporções de professores do curso com mestrado, doutorado e tempo integral ou parcial (peso de 30% no CPC); Percepção dos estudantes quanto às condições de oferta do curso, dado obtido com base nas respostas dos estudantes em um questionário que envolve elementos da organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional (peso de 15% no CPC); e IDD, indicador do MEC que avalia o valor agregado no processo formativo do curso (peso de 35% no CPC).
Destaque no cenário estadual
No âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas do RS, diversos cursos participantes da avaliação obtiveram destaque. Conquistaram o melhor CPC contínuo o curso de Engenharia Ambiental de Caxias do Sul (entre 13 instituições privadas) e o curso de Engenharia Civil de Bento Gonçalves (entre 30 instituições privadas de ensino).
Os conceitos do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram ótima avaliação, ficando na segunda posição (oferta de Bento Gonçalves) e quarta posição (curso de Caxias do Sul) entre todas as IES privadas estaduais.
Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária, sediados em Caxias, tiveram também o segundo melhor CPC contínuo no Estado. Também merece destaque o curso de Agronomia, que obteve a segunda posição na oferta de Vacaria e a quarta posição em Caxias do Sul.
Dois cursos de Tecnologia em Radiologia foram avaliados no Estado e o curso da UCS foi o melhor colocado.
Em nível nacional, diversos cursos de graduação avaliados nesta edição permaneceram no grupo dos 10% melhores, considerando-se as ofertas de instituições de Ensino Superior privadas. São eles: Arquitetura e Urbanismo (Caxias do Sul), Arquitetura e Urbanismo (UCS Bento), Enfermagem (Caxias do Sul), Engenharia Civil (Caxias do Sul), Engenharia Civil (UCS Bento), Engenharia Controle e Automação (Caxias do Sul), Engenharia de Produção (Caxias do Sul), Engenharia Elétrica (UCS Bento), Engenharia Eletrônica (UCS Bento), Engenharia Mecânica (Caxias do Sul), Fisioterapia (Caxias do Sul) e Nutrição (Caxias do Sul).
Em todo o Brasil, foi calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de Ensino Superior.
O ranking geral pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Fonte: Imprensa UCS
Com grande expectativa, 21ª Mostra Guaporé será oficialmente lançada pela Associação Pró-Eventos
COMDICA promove capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Bento Gonçalves
Bento Gonçalves recebeu o projeto CAO na Estrada