Uma tarde de violência e perseguição marcou a sexta-feira, 27 de junho, em Serafina Corrêa e na zona rural de Guaporé. Por volta das 13h10min, Fábio Josué dos Santos Valim, 19 anos, abriu fogo contra Fredy Gonzales Barreto, 24, em uma residência na rua das Hortênsias, bairro Santa Lúcia I. Fredy, natural do Paraguai, foi atingido por vários disparos e, mesmo socorrido, não resistiu aos ferimentos.
Após o homicídio, Fábio tentou fugir, mas foi surpreendido pela rápida ação da Brigada Militar. O confronto ocorreu a poucos metros do local do crime. Armado com uma pistola 9mm (marca Bersa, com numeração suprimida), dois carregadores e munições, ele foi baleado pelos policiais. Assim como a vítima anterior, também foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, mas morreu cerca de 50 minutos depois de dar entrada na unidade.
Enquanto isso, um comparsa de Fábio, de 28 anos, que aguardava o término da execução em um GM Prisma preto, iniciou uma fuga em alta velocidade. O veículo, que estava com placas clonadas e em situação de furto/roubo, seguiu pela ERS-129 em direção a Guaporé. Na altura da Linha Sexta – Capela São Roque, zona rural de Guaporé, o criminoso perdeu o controle e colidiu com um Fiat Uno parado à margem da estrada. Na sequência, abandonou o carro e fugiu a pé, se embrenhando em uma área de mata.
A caçada mobilizou diversas guarnições da região, com o apoio de cães farejadores do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e um drone da equipe da ROCAM. Após cerca de três horas de buscas, o foragido foi localizado enquanto tentava acessar novamente a rodovia ERS-129. Sem oferecer resistência, ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil de Serafina Corrêa. Depois do registro, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Guaporé, onde permanece à disposição da Justiça. O detido tem um antecedente criminal por furto.
A Polícia Civil realizou perícia no local do crime, colheu depoimentos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança. Todo o material será incorporado ao inquérito que investiga a motivação do homicídio. Uma das linhas de apuração é a possível ligação com disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na região.
Com informações Rádio Aurora 107.1 FM
Fotos: Eduardo Cover Godinho | Rádio Aurora 107.1 FM
Paraguaios são presos com 11,7 kg de cocaína na BR-116 em Caxias do Sul
Prazo para pagar a sexta e última parcela do IPVA 2025 termina na segunda (30)
Dom José Gislon – Chamados para seguir o Senhor Jesus