As ausências não justificadas nos serviços de saúde voltaram a ocorrer com mais frequência em Garibaldi. Ao longo deste ano, as faltas nas consultas médicas e exames agendados haviam diminuído, mas alcançaram mais de 430 ocorrências no mês de novembro.
Há pacientes faltantes em consultas de clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, dentista, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e enfermeira, além de exames de radiografia, ecografia, mamografia e ecocardiograma.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Diane Pascoaletto, o distanciamento social e os cuidados necessários para evitar o coronavírus não justificam a ausência aos serviços sem aviso prévio.
“Neste ano sabemos que muitas pessoas reduziram a frequência de suas consultas ou exames de rotina devido à pandemia e compreendemos isso. Mas se o serviço foi agendado, pedimos aos pacientes que comuniquem antecipadamente a desistência, para que possamos chamar outra pessoa e agilizar a fila de espera”, solicita a secretária.
Em caso de desistência ou imprevisto que impeça o comparecimento às consultas e exames, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde aos pacientes é que comuniquem a respectiva Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a maior antecedência possível.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Foto: Ana Biondo
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul