De forma inédita, a aula inaugural do curso de formação dos alunos-soldados da Brigada Militar será transmitida simultaneamente na segunda-feira (8/6), a partir das 13h45, por meio de videoconferência para todas as escolas nas sete cidades onde acontecerá o processo. A abertura será proferida pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. A solenidade terá também a presença virtual do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr, comandantes das escolas, coordenadores dos cursos, instrutores e alunos.
Os 879 novos alunos-soldados estão distribuídos em 45 turmas nas seguintes escolas: Escola de Especialização e Formação de Soldados (EsFES) – Montenegro, EsFES Porto Alegre, EsFES Osório, Polo de ensino de Santa Rosa, Polo de Passo Fundo, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) – Santa Maria e Polo Rio Pardo.
Eles receberão instrução de conhecimentos específicos da atividade policial militar e terão disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da Violência, Uso da Força e da Arma de Fogo, Decisão de Tiro, Defesa Pessoal, Medicina Legal e Policiamento Ostensivo. Os alunos-soldado também farão estágio supervisionado para colocar em prática o que aprenderam no curso, juntamente com o apoio de policiais militares experientes.
Como o curso iniciará durante a pandemia, serão respeitadas as normas estabelecidas pelos decretos estaduais que instituíram o sistema de Distanciamento Controlado e a aplicação de medidas sanitárias durante o período da pandemia da Covid-19. Entre as ações, será observado o distanciamento entre os alunos, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.
Texto: Adriély Escouto/Ascom BM
Edição: Secom
Foto: Ilustração
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento