O secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, detalhou na última quinta-feira (22), em uma audiência pública, o andamento dos projetos das pontes estaduais destruídas pelas chuvas de 2023 no Vale do Taquari, Serra e Litoral Norte, para lideranças das regiões afetadas.
Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Costella apresentou o status atual dos projetos das pontes entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha (ERS-030), Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul (ERS-494), e Santa Tereza e São Valentim do Sul (ERS-431), além das estruturas municipais danificadas pelas enxurradas. Destacou, ainda, que a ponte da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, foi construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e entregue em agosto de 2023.
“O objetivo desta audiência pública foi prestar contas para os prefeitos e lideranças destas regiões, muito atingidas pelas chuvas, de tudo que estamos fazendo para viabilizar a trafegabilidade nestes pontos que tiveram pontes destruídas. Mas, além disso, mostrar a transparência do trabalho do Governo do Estado, detalhar o projeto de cada ponte para desmentir notícias falsas que circularam nos últimos meses”, destacou Costella.
Durante sua fala, o titular da Selt apresentou, ainda, dados dos primeiros dias de operação da balsa, que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra. Desde o dia 09/02, quando a embarcação entrou em funcionamento, já transportou cerca de nove mil veículos.
“Sabemos que a balsa não é uma solução definitiva, mas ela está sendo fundamental para quem faz o deslocamento entre São Valentim do Sul e Santa Tereza”, destacou Costella.
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, afirmou que a audiência serviu para que os gestores municipais levassem informações confiáveis para suas comunidades.
“Ações como essa, de transparência, são fundamentais para notícias falsas não se disseminem”, afirmou Postal.
Diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, falou sobre a importância da reunião, fundamental para esclarecer as dúvidas dos gestores municipais.
“Nosso objetivo é fazer com que os trabalhos de reconstrução sejam concluídos no menor prazo possível. Com essa finalidade, adotamos algumas alternativas inéditas, como a contratação de obras pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa, entre outras medidas que nos permitem reduzir os prazos de execução das obras”, pontuou Faustino”, pontuou Faustino.
O prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, saiu do encontro afirmando que levará informações confiáveis para os moradores de sua cidade.
“Essa audiência foi muito importante, pois a comunidade estava ansiosa para saber o andamento dos projetos das pontes. A balsa é um acesso paliativo, nós sabemos, mas resolveu o problema dos deslocamentos na região, por hora. Mas, a balsa ajudou, e muito. Temos uma travessia neste momento, o que é um alento. Estamos todos no mesmo barco, não tem partido político neste momento que estamos vivendo”, afirmou Tiago.
Já o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, falou sobre a importância do anúncio de que a ponte da ERS-494 será reconstruída.
“Ela é muito importante para nós, ajudará a escoar a produção de banana, uma das culturas mais importantes do Litoral Norte. Atualmente, cerca de 80% da produção de banana do estado é cultivada na região de Três Cachoeiras”, destacou.
Também participaram do encontro os deputados estaduais Pepe Vargas e Elton Weber.
Foto: Fabrício Santos/Ascom Selt
Fonte: Imprensa – DAER RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves