A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (29), em Farroupilha (RS), para discutir o Projeto de Lei 9045/17, que cria a Zona Franca do Vale dos Vinhedos.
O deputado João Derly (Rede-RS), autor do projeto e do requerimento para realização do encontro, explica que a nova zona franca englobará os municípios gaúchos de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
A intenção é desenvolver a vitivinicultura local e promover o enoturismo na região do Vale dos Vinhedos.
Derly afirma que os produtores da região reclamam da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola e da concorrência desleal com o vinho importado. “Estabelece-se, assim, um círculo vicioso, em que a demanda pelos vinhos do Vale dos Vinhedos é reduzida pelo alto custo imposto a seus produtores, dificultando, em consequência o aumento da produção que levaria à queda dos preços”, argumenta o parlamentar.
O projeto de lei sugere a criação de uma zona franca semelhante à que existe em Manaus. O regime tributário especial, explica Derly, seria restrito às atividades da cadeia vitivinícola do Vale dos Vinhedos.
Foram convidados para discutir o projeto, entre outros, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Farroupilha, Maria da Glória Menegotto; o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo, Serviços e Agricultura de Farroupilha, Alberto Maioli; e prefeitos da região.
O encontro será realizado a partir das 9 horas, na rua Júlio de Castilhos, 420.
Fonte: Câmara dos Deputados
Foto: Marco Couto/Assembleia Legislativa do RS
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento