Ocorreu na noite desta quarta-feira, 9, em Santa Maria, o lançamento da programação da 9ª edição do Dia do Vinho. A cada ano o ato é realizado em uma região produtora e o Vale Central Gaúcho recebeu a solenidade, realizada no Hotel Dom Rafael Cerrito, com a presença de dirigentes do vinho, empreendedores e lideranças políticas em geral.
De 18 de maio a 3 de junho, vinícolas apresentam descontos, que dependendo das linhas e produtos, podem passar dos 30% e chegar a 50%. Além disso, durante duas semanas ocorrem jantares harmonizados, festivais, degustações, tarifas promocionais em hotéis, entre outras opções.
São cinco regiões, além do Vale Central, Serra Gaúcha (região Uva e Vinho), Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia) com inúmeras atividades.
O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS), e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo.
Para o presidente da Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Carlos Eugenio Daudt, trata-se de “um estímulo para a produção de videiras e para mostrar outra região dentro do Rio Grande do Sul”, comentou.
A diretora do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh Uva e Vinho), Márcia Ferronato, lembrou que são mais de 300 atividades com 255 empreendimentos envolvidos nos 22 municípios participantes. “Temos a expectativa de aumento do fluxo turístico e de consumo de vinhos de até 10% no período. Que todos abasteçam sua adega durante a programação”, comentou.
O diretor Técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega, salientou que “é uma oportunidade para o consumidor provar a diversidade de vinhos que temos no Brasil. Uma das motivações é desmistificar o consumo e quebrar paradigmas”, afirmou.
A solenidade de abertura da programação teve além dos dirigentes do SEGH e Ibravin, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), Secretários Municipais, vereadores e representantes de Secretarias de Turismo da Serra dos municípios de Veranópolis, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Farroupilha.
A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora *direto de Santa Maria
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família