Um ato nesta sexta-feira, 13, na plataforma da Maria Fumaça, no bairro Triângulo em Carlos Barbosa, marcou a solenidade de entrega da locomotiva revitalizada para a comunidade. Trata-se de um longo processo que tramitou desde 2008, quando a estrutura passou por cessão de uso a Prefeitura Municipal.
Com traços históricos por ter circulado em Porto Alegre na chamada Ferrovia do Riacho entre 1899 e 1936, ligando o Centro à zona sul, chegou-se a cogitar o retorno para a Capital.
Mas, uma parceria público-privada foi celebrada o que possibilitou a recuperação e viabilização do agora monumento. O processo como um todo passou pelo Ministério Público Federal e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A formalização do restauro envolveu a Prefeitura, além do Grupo Giordani Turismo (que opera o Trem da Maria Fumaça) e a empresa Tramontina.
O prefeito Evandro Zibetti, o vice Beto-Da-Fré, Secretários Municipais, o empresário Leonel Giordani – fundador da Giordani Turismo -, diretores da empresa como Susana Giordani e Andreia Zucchi, a diretora de marketing, Jana Brum Nalin, diretor do Conselho da Tramontina, Clóvis Tramontina, com o Coral de Carlos Barbosa, moradores e imprensa, participaram do protocolo.
O Passeio de Maria Fumaça que envolve os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, tem um impacto estimado de mais de 300 mil pessoas que participam da atração anualmente. Destes, será possível registrar a partir desta inauguração, imagens e recordações da locomotiva.
Veja o momento em que a Rádio Difusora realizou uma LIVE na Rede Social Facebook:
Fotos:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor