Uma cena chamou a atenção de quem passava pela avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (9). Duas senhoras paradas próximas a um veículo com o pneu furado. Até então, um incidente rotineiro, exceto pelo fato de que as senhoras receberam o apoio e a solidariedade de um policial militar que passava pelo local.
A imagem gerou repercussão nas redes sociais com quase mil curtidas, mais de 220 compartilhamentos e 115 comentários de apoio e reconhecimento à ação. Segundo o empresário Jorge Moreira, autor da imagem e publicação nas redes sociais, “parei o carro e fiz questão de registrar aquele momento de solidariedade”. Jorge comentou que circula diariamente pelas ruas da Capital e tem observado o aumento no número de policiais militares circulando. “Eles são atenciosos, educados e qualificados, isso aumenta a nossa sensação de segurança em toda a cidade”, ressaltou.
A solidariedade é um dos valores da Brigada Militar e repassado aos seus integrantes desde o início da carreira. Ainda nos cursos de formação, os policiais militares aprendem sobre os valores, visão e a missão da corporação junto à sociedade. A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas.
A dupla de novos PMs, formada pelo soldado Guilherme Vargas e Jader Calegari, realizava patrulhamento e visitas comunitárias no bairro Bom Fim, quando uma senhora se aproximou e pediu ajuda. Vargas foi até o veículo e constatou que o pneu havia furado, enquanto o soldado Calegari fazia a segurança do colega e desviava o trânsito. Vargas trocou o pneu do veículo e populares registraram a ação. Vargas não imaginava a repercussão nas redes sociais e entre os colegas de farda. Para ele “a sociedade está carente de atitudes solidárias”.
De acordo com o comandante da 3º Cia do 9º BPM, capitão Nilton de Godoy Nunes Junior, “os policiais militares são orientados a se aproximar da comunidade, gerando mais interação com o cidadão”. Ele ainda ressaltou que as ações fazem parte das políticas do Policiamento Comunitário desenvolvidas nos bairros, como o Bom Fim.
Fonte: SSP/RS
Foto: Jorge Moreira/Arquivo
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves