Na próxima terça-feira, 30 de setembro, a partir das 16h30, no Auditório do Bloca A, da UCS – Campus Bento Gonçalves, ocorre o lançamento do livro “Atlas da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Bento Gonçalves”. A publicação é o resultado do curso de extensão, que iniciou em 2024, para os profissionais das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança, que trabalham no atendimento do público infantojuvenil e suas famílias em serviços públicos e comunitários e atuam na Rede na prevenção e enfrentamento das violências.
O percurso formativo contou com o Eixo 1 – Prevenção a todas as formas de violência, Eixo 2 – Prevenção e Combate à Dependência Química, Eixo 3 – Primeira Infância e Eixo 4 – Orientação e Sexualidade: construções das trajetórias afetivo-sexuais na contemporaneidade.
O Atlas é fruto de correntes das Ciências Humanas como Psicologia, Direito, Educação, Sociais e Comportamentais para estruturar o panorama sistemático das violações contra crianças e adolescentes, com diagnósticos e atendimento humanizado e integral para não revitimização.
A obra já nasce como referência para a região, constituindo-se um documento imprescindível na construção de saberes e conhecimentos técnicos com linguagem acessível, desenvolvendo temas como: formulações conceituais sobre a sexualidade; a orientação sexual nas escolas e a postura do educador; a ética e confiabilidade dos acontecimentos; educar para relações saudáveis no cotidiano escolar; questões legais para punir os agressores; entre outros.
“O livro tem vários significados. Bento Gonçalves é referência em atendimentos à criança e ao adolescente. O nosso entorno seguidamente tem contatos com a rede; eles entendem que é um case. A importância deste livro é justamente isso: é uma plataforma de pesquisa fundamentada. É pioneira na região. É um marco”, destaca o presidente do COMDICA, Nadir Antônio Zeni.
A professora da UCS e coordenadora dos cursos de extensão do Carvi, Justina Inês Fronza Brigoni, juntamente com Delcio Agliardi (especialista em Direito: ênfase infância e juventude pela Escola Superior do Ministério Público do RS, formado em Filosofia e Letras), estruturaram a ementa do percurso formativo que culminou na publicação do livro, com textos dos professores que ministraram e atualizaram os recortes temáticos.
“É uma construção de muitos saberes, tanto de quem atua, tanto de quem interpreta a lei. De trazer para a comunidade de Bento Gonçalves o conhecimento de como funciona a rede de proteção para melhor atender as crianças e adolescentes, com uma linguagem menos acadêmica, mais acessível, sendo um compilado de como agir quando ocorrem as violações dos direitos infantojuvenis”, comenta Justina.
“Atlas da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Bento Gonçalves” vai ser disponibilizado de forma online e gratuita em breve.
Guarda Civil Municipal divulga balanço da Operação Bento em Ordem entre os dias 19 a 26 de setembro
Rotas da Inovação reúne ecossistema da Região dos Vales em encontro em Venâncio Aires
7º Festival de Coros é neste sábado, 27 de setembro, na Casa das Artes, a partir das 15h