Para marcar o Dia de Combate à AIDS, no dia 1º de Dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE – CTA) realizaram na Via Del Vino, na tarde desta quinta-feira, 29, atividades educativas e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de orientações relacionadas à saúde do homem.
“O novembro azul está terminando, mas os cuidados não podem parar. É muito importante que os homens mantenham a saúde em dia, realizando o PSA anualmente, bem como, melhorando os hábitos de vida, diminuindo o uso de álcool, cigarro, açúcares, sal e praticando atividade física regularmente”, ressalta a coordenadora da Saúde do Homem, Cristiane Wottrich.
Durante a ação, as profissionais da Saúde realizaram 280 testes em 70 pessoas. No mês de dezembro, a campanha segue através de palestras realizadas pelo SAE em empresas, e nas Unidades de Saúde.
Quem desejar poderá procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, onde os exames são realizados diariamente, nos horários das 8hs às 10h30min e das 13h30min às 16h00min, através do agendamento. Mais informações, pelo telefone (54) 3055.8484.
“O acesso as informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações sexuais são a melhor forma de prevenção da infecção pelo HIV e, o diagnóstico precoce é a melhor maneira para facilitar que as pessoas que vivem com HIV/Aids tenham melhor qualidade de vida”, salienta a coordenadora do SAE/CTA, enfermeira Adriana Maria Cirolini.
A fim de desmitificar preconceitos sobre o HIV, as formas, as quais não ocorre transmissão são: suor, lágrima, aperto de mão, abraço, sabonete, toalhas, talheres, copos, chimarrão, picada de inseto, assentos, piscinas e banheiros.
A transmissão do vírus ocorre por sexo desprotegido, expondo homens e mulheres de qualquer idade, independente do tipo de relação sexual que praticam (vaginal, oral e anal); da mãe para o filho na gestação, parto e amamentação; e por compartilhando materiais que apresentam sangue (cachimbo do crack, canudo de aspirar cocaína e drogas injetáveis).
Sobre o SAE – CTA
O setor presta assistência as PVHA (Pessoas que Vivem com HIV/Aids), Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Atua, também, no desenvolvimento de projetos de prevenção para populações específicas como profissionais do sexo, população carcerária, escolares, trabalhadores de empresas e população em geral.
A proposta do CTA é a realização do aconselhamento pré e pós-teste a fim esclarecer dúvidas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e de facilitar o diagnóstico precoce através da oferta de testagem sigilosa para o vírus HIV, sífilis, hepatite B e C.
Desde o ano de 2014, as unidades de saúde, além do CTA, oferecem os testes rápidos para a população, basta ter a intenção de fazer os exames. Não é necessária a solicitação médica.
Os profissionais de saúde são capacitados para orientação e interpretação dos resultados a fim de proporcionar diagnóstico preciso e confiável adiantando o processo de tratamento em relação aos testes com resultados reagentes/positivos.
Clique na imagem para ampliar:
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Marina Teles
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha