Neste dia 4 de junho, primeiro domingo do mês e Dia Estadual do Vinho, foi encerrada a programação que iniciou no dia 19 de maio, que celebrou durante duas semanas, o Dia do Vinho. Em Bento Gonçalves destaque para o Wine Festival, que lotou a Rua Coberta no sábado, 3, após o Simpósio Vinho e Saúde, realizado na Fundação Casa das Artes. A noite, ocorreu ainda Filó no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos.
Em Garibaldi no final de semana uma das atrações foi o 31º Festival Colonial de Garibaldi, com vinho, farta gastronomia e música. Outras cidades da Serra que integravam a programação também tiveram atividades como Farroupilha, com a realização da Feira da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Caxias do Sul, que realizou a Feira na Praça Dante Alighieri, através da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), bem como uma feira no Shopping Iguatemi.
Em Veranópolis destaque neste domingo para a Quermesse Enogastronômica Veracult, e em Flores da Cunha, no Parque da Vindima, o ápice foi o “Menarosto e Vinhos”, uma festa de colônia regada pela boa bebida produzida na cidade, além do prato típico, o menarosto ( carnes de frango, codorna, porco e coelho assados na churrasqueira).
Não foi somente na Serra Gaúcha, as atividades do Dia do Vinho movimentaram o Vale Central Gaúcho, com Circuito de Degustação na Casa Di Paolo, no distrito Recanto Maestro, em São João do Polêsine, bem como uma programação no Vale do São Francisco.
Para a diretora executiva do SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, uma das entidades promotoras da programação, “é uma sensação de mais uma edição colocada na prateleira. As pessoas vem compreendendo o que é o evento e o produtor enoturístico que a gente consegue trabalhar bem”, relatou.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho, Associação Vinhos da Campanha, Atuaserra, Aenotur, Phoenix Eventos e o patrocínio máster de Verallia.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves