Atividades da campanha do Julho Amarelo serão realizadas neste sábado, 12, na Via Del Vino

Equipes vão estar esclarecendo dúvidas sobre os temas, além de prestação de serviços de saúde

Neste sábado (12), das 08h às 12h, na Via Del Vino, a Secretaria de Saúde (SMS) por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI) realiza a Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e sobre o Julho Amarelo.

Na ocasião, a ação conta com a Unidade Móvel com equipe que estará realizando testes virais de HIV, Sífilis, Hepatites, entre outros, além de aferição de pressão, diabete, teste de glicemia, apresentação e explicação sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (como auricoloterapia) e esclarecimento de dúvidas sobre as Hepatites Virais.

O Julho Amarelo foi instituído pelo ONU em 2010, trabalhando a conscientização do diagnóstico precoce sobre as Hepatites Virais que atacam o fígado e que são classificadas em A, B, C, D e E, podendo ser contraídas por transmissão sexual e secreções.

Conforme a coordenadora do NUMESC, Michele Girolometto Fracalossi, “as Hepatites Virais são silenciosas e, às vezes, não apresentam sintomas. Por exemplo, a tipo C pode levar até à falência do fígado. Quando em fase aguda, pode ter diarreia, dor, não consegue se alimentar direito, perda de peso. O nosso fígado é responsável por metabolizar todos os nutrientes. Se ele não está bem, nada fica bem. É importante buscar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequado”, enfatiza.

A prevenção pode ser feita por várias medidas como vacinação (contra as hepatites A e B), higiene (lavar bem as mãos, especialmente após usar o banheiro e antes de manipular alimentos), alimentos (consumir alimentos bem cozidos e água tratada), relações sexuais (utilizar preservativos em todas as relações sexuais), compartilhamento de objetos (não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, etc.), tatuagens e piercings (certificar-se de que os materiais utilizados são esterilizados e que o local segue as normas de higiene), uso de drogas (não compartilhar seringas e agulhas).

Também vai ter uma equipe do COMUPI entregando materiais informativos sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa que são física, patrimonial, sexual, psicológica, financeira (como golpes), intrafamiliar, negligência e autoprovocada. Será entregue a cartilha “Informar é proteger” que explica como os golpes são executados e os canais de denúncia.

Michele destaca a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os temas. “A informação correta salva vidas e torna-se uma estratégia de prevenção. Seja na questão da saúde ou das violências é preciso dar continuidade para as campanhas ao longo do ano, pois alertam sobre as consequências que afetam a saúde física e mental, e reforçam sobre os cuidados e atenções necessárias para o enfrentamento”.

Fique alerta sobre as Hepatites Virais

Sintomas – Muitas vezes, as hepatites virais são silenciosas e não apresentam sintomas. Quando presentes, podem incluir:

Fadiga (cansaço)

Febre

Mal-estar geral

Enjoo e vômitos

Dor abdominal

Icterícia (pele e olhos amarelados)

Urina escura

Fezes claras

Tratamento

O tratamento das hepatites virais varia de acordo com o tipo de vírus e a gravidade da doença. Em muitos casos, as hepatites A e E tendem a ser autolimitadas e podem não necessitar de tratamento específico. Já as hepatites B e C podem exigir tratamento com medicamentos antivirais, e o tratamento da hepatite D geralmente envolve o tratamento da hepatite B, pois ela geralmente ocorre em pessoas já infectadas com este vírus. Em casos mais graves, pode ser necessário tratamento para complicações como cirrose ou câncer de fígado.

Não se cale, denuncie a violência contra a pessoa idosa

Disque Direitos Humanos – Disque 100

Guarda Civil Municipal – 153

Polícia Militar – 190

Delegacia de Polícia – Endereço: R. 13 de Maio, 222 – Centro – Telefone: (54) 3453-9404

Mulher idosa

Centro Revivi

Complexo Administrativo – Rua 10 de Novembro, 190 – Cidade Alta

3055-7420 / 3055-7418 / 9 9132-8148

Atendimento – segunda a sexta: 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

Endereço: Rua Mal. Floriano, 142 – Centro

Telefone: (54) 3454-2933

Serviço

O que: Campanha de Conscientização contra Violência da Pessoa Idosa e Julho Amarelo

Quando: 12 de julho

Horário: 8h às 12h

Local: Via Del Vino

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido