Atendimentos Pós-Covid iniciam no bairro Progresso, em Bento

Nesta semana iniciam os atendimentos Pós-Covid, nas dependências do Espaço do Idoso, na Rua Giovani Girardi, no Bairro Progresso, em Bento. O local é destinado para ampliação do tratamento para pessoas recuperadas da Covid-19, mas que necessitam de trabalho de fisioterapia, orientação nutricional e de atendimento psicológico, para vencer as sequelas da doença.

Na sexta-feira, 19, o prefeito Diogo Siqueira, a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio e profissionais do espaço visitaram o local. Será oferecido atendimento dos seguintes profissionais: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e otorrinolaringologistas. Os atendimentos médicos no tratamento às pessoas em processo de recuperação das sequelas do coronavírus já vinha sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Botafogo (UPA 24h).

A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre o novo espaço.“Teremos salas de triagem, num espaço que dará um maior conforto e bom atendimento a toda população. Terá uma sala destinada aos profissionais de fisioterapia, onde estarão realizando os atendimentos para os pacientes que precisam. É um atendimento necessário, é uma demanda que nós temos e que dará conforto no tratamento”.

Ainda segundo ela “o espaço irá dar um conforto no tratamento e funcionará com uma equipe multifuncional”.

Os pacientes serão atendidos através de um encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes de saúde de família, as unidades de pronto atendimento, tanto a UPA 24 horas, quanto a UPA da Zona Norte, e pacientes encaminhados pelo Programa de Assistência Domiciliar Melhor em Casa.

O Programa Melhor em Casa

O espaço Pós-Covid é uma novidade no tratamento médico que já vinha sendo realizado pela Secretaria da Saúde aos pacientes em recuperação do coronavírus e outras enfermidades.

Ações também são realizadas pelo Programa de Assistência Domiciliar Melhor em Casa, em vigor desde 2014 no município. O objetivo do programa é realizar um atendimento domiciliar a pacientes que têm possibilidade de alta hospitalar, mas que ainda demandam de cuidados específicos, e que por essa razão estão impossibilitados de sair de casa. A equipe é formada por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogos.

Neste ano, marcado ainda pela pandemia, as equipes realizaram diversos atendimentos para pacientes em recuperação das sequelas da Covid-19. Almir Barella, 64 anos, foi uma das pessoas que venceu a doença e que necessitou de um trabalho intenso de recuperação, iniciado no hospital, e posteriormente em sua casa, onde recebeu os cuidados necessários. Foram mais de três meses de internação hospitalar, sendo a maioria na Unidade de terapia Intensiva (UTI).

No dia 18 de junho o idoso recebeu alta hospitalar, e já no dia 22 do mesmo mês iniciou o tratamento em casa, sendo encerrado na quinta-feira, 11, sendo mais de quatro meses de acompanhamento médico domiciliar.

A Coordenadora do Programa Melhor em Casa, Rosenilda Corrêa Imperatori, comentou sobre o trabalho de recuperação realizado com Barella. “Quando adentramos uma residência, encontramos um paciente e uma família fragilizados com seu estado de saúde, isso requer de uma equipe multiprofissional prática, conhecimento e estrutura psicológica. O nosso maior objetivo é proporcionar o cuidado, as intervenções sempre com o propósito de reabilitação e melhora do quadro de saúde, juntamente com o apoio da família, que é o caso do Sr. Almir”.

Ela se emociona ao lembrar do êxito no trabalho de recuperação junto ao idoso. “Só obtivemos sucesso na sua reabilitação, e conseguir devolver a dignidade para uma pessoa, após longa internação por complicações ocasionadas pela COVID 19 é de muita Gratidão”.

A médica Geriatra, Tamara Zaro Chiele, acompanhou a evolução do tratamento com o idoso, e comentou sobre a importância do Programa para a recuperação dos pacientes. “A principal função é ensinar a família nos cuidados com os curativos, movimentos de fisioterapia, ajuste de dieta, medicação utilizada, além da solicitação dos exames e encaminhamento para especialistas quando for necessário”, explica.

Já na fase final de recuperação, Barella, não esconde as lágrimas, após lembrar dos momentos difíceis ocasionados pela Covid-19. “O que eu passei não foi nada fácil, de muito sofrimento mesmo. Quando eu olho as minhas fotos quase nem me reconheço. Quando eu cheguei em casa eu era como uma criança, estava muito fraco e precisava de um cuidado especial durante todo o tempo”.

Nas palavras do idoso, a união da família e o atendimento de saúde qualificado que recebeu foram primordiais para sua recuperação. “Eu só recebi carinho e apoio durante esse tempo todo, e isso só me faz ser ainda mais grato a Deus. Essas meninas que ficaram cuidando de mim, trocando curativo, fazendo fisioterapia, dando apoio nas horas difíceis, ficaram para sempre na minha memória. Sou muito grato a elas e ao Programa Melhor em Casa, que foi muito importante para hoje eu estar bem e feliz”.

Zuleide F. Barella, esposa de Almir, também se mostrou grata pela excelência no atendimento recebido pela equipe do Melhor em Casa. “Eles foram fantásticos com meu esposo. Hoje é um dia de muita alegria, porque sabemos o quão difícil foi essa batalha, e graças a Deus deu tudo certo. Só tenho a agradecer por essa equipe maravilhosa que realizou um trabalho muito bonito”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola/Rodrigo De Marco / Divulgação

(RM)

error: Conteúdo Protegido