Desde 2009, o Tacchini – Sistema Integrado de Saúde promove ações internas aos seus colaboradores no sentido de capacitá-los para melhor atender os diferentes públicos que mantém contato com a Instituição. No último dia 28 de junho, o treinamento foi ministrado pelo Diretor do Tacchimed, Dr. Luis César Souto de Moura e contou com a participação de 160 funcionários, os quais puderam refletir sobre a importância do tratamento humanizado aos pacientes, familiares e, também, aos colegas da Instituição.
Intitulado ‘Jeito Tacchini de Atender’, o treinamento segue conceitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza que o atendimento em saúde deve envolver o bem-estar físico, mental e social. Como um princípio da Instituição, todos os profissionais que trabalham em ambiente hospitalar podem contribuir para que esta condição seja atingida, incluindo gestores, médicos e demais equipes Assistenciais.
“Todos precisam estar preparados para cada vez mais tornar os processos de atendimento mais humanos”, diz a Psicóloga encarregada pelo Setor de Treinamento e Desenvolvimento, Andressa Vaccaro. Segundo ela, trabalhar para construir a melhora do atendimento passa pela capacidade de empatia e estar disponível para acolher e orientar as pessoas, uma vez que pela situação em que se encontram, o paciente e seus familiares tendem a estarem vulneráveis.
“Cada detalhe da relação do profissional de saúde com ele tem um significado para sua recuperação. Além disso, o tratamento humanizado faz com que o quadro clínico geral tenha uma evolução satisfatória, já que sua condição emocional também irá influenciar o aspecto fisiológico”,explica.
Realizado todos os meses, o ‘Jeito Tacchini de Atender’ envolve tanto os novos funcionários, quanto os demais, de forma a manter este espaço para reflexões e construções sobre o cuidado.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Hospital Tacchini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves