ATENÇÃO: e-mails solicitando saque de FGTS e PIS-PASEP são golpes

Na manhã desta quarta-feira, 25, um homem, morador de Bento Gonçalves, que não revelou a sua identidade foi vítima de tentativa de golpe via e-mail.

Nesta modalidade de golpe, o homem recebeu duas mensagens de e-mail em sua caixa, mas as ignorou, já suspeitando que se tratava de um golpe.

Nesta modalidade de golpe, os e-mails orientam com que a pessoa saque o seu FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), sinalizando que o usuário acesse um suposto link para fazer uma consulta ao benefício, com o intuito de roubar dados.

O que fazer ao cair em um golpe pela Internet?

Ao notar que caiu em um golpe pela Internet, mantenha a calma. Existem medidas que você pode tomar para minimizar os prejuízos.

A primeira coisa que você deve fazer é acionar a polícia. Procure uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência, para que a situação fique registrada.

Em seguida, bloqueie cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que você considera que podem estar expostos. Assim você evita, por exemplo, ter seu cartão clonado.

Informe às instituições financeiras, para que elas também fiquem atentas a movimentações estranhas em seu nome. E não se esqueça de trocar as senhas que podem ter vazado. Isso vale para senhas de e-mail, redes sociais, contas bancárias e de qualquer outro site ou serviço. Até mesmo senhas de Netflix ou Uber, por exemplo.

Por fim, avise seus parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas a você, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.

Fonte: Jornalismo Difusora e Serasa

PG

 

error: Conteúdo Protegido