Atenção Básica: prevenção de doenças e cuidado contínuo da população em Bento

A Atenção Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e no cuidado contínuo da população. Em Bento Gonçalves, esse serviço essencial é estruturado através de 16 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais, abrangendo 59,35% da população; 09 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com 81,13% de cobertura.
Para suporte da Atenção Básica, a Secretaria da Saúde conta com uma Unidade Móvel, Serviço de Assistência Domiciliar, Centro de Referência Materno Infantil, Centro de Saúde do Idoso, Centro de Atenção Psicossocial Adulto, Infantil, Álcool e Drogas, Comunidade Terapêutica, CAS Teacolhe, Centro de Especialidades Municipal, CRAI, Saúde na Escola através do PSE. Essas equipes realizam atendimentos clínicos, acompanhamento de gestantes, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, tabagistas, além de ações educativas e visitas domiciliares.
No ano de 2024 foram realizados 212.945 atendimentos médicos somente na Atenção Básica; 75.346 visitas domiciliares; 21.782 atendimentos odontológicos; aproximadamente 5.000 atendimentos no PSE; 223 comunicações de suspeita de violência no CRAI; 6.761 exames citopatológicos e 5.745 mamografias (faixa etária 50 a 69 anos) através da saúde da mulher; 33.596 atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial; 98 paciente acolhidos na Comunidade Terapêutica; 6.878 pacientes atendidos no CAS TEACOLHE; 9.125 atendimentos da equipe do Melhor em Casa.
Entre as principais políticas públicas de saúde desenvolvidas em Bento Gonçalves estão os programas de imunização, saúde da mulher, saúde mental, saúde bucal, vigilância em saúde, que realizam atividades e grupos com a população. O município também investe na ampliação da cobertura das equipes de saúde, no fortalecimento da atenção às populações mais vulneráveis e na integração com outros níveis de atenção, como urgência e emergência e atenção especializada. “A Unidade Básica de Saúde é muito mais do que um local de atendimento. Ela é um espaço de acolhimento, escuta e cuidado. Nosso principal objetivo é promover a saúde, prevenir doenças e acompanhar o paciente ao longo da vida, desde a infância até a terceira idade, com um olhar humanizado e integrado. Queremos que cada cidadão se sinta seguro e amparado pela rede pública de saúde”, destaca a secretária de saúde Daiane Piuco.
Para a coordenadora das unidades básicas de saúde, Evelise Bender, é na unidade que são atendidas boa parte das necessidades de saúde da população. “São nelas que vamos resolver boa parte de todas as questões de saúde. A Atenção Primária prioriza ter 75% de resolutividade, pois tem condições básicas de detectar o problema e referenciar conforme a sua necessidade do cidadão, tendo como princípios a prevenção dos agravos e a promoção da saúde”.
Nas unidades de saúde do Vila Nova, Santa Helena I e II, Municipal, Conceição/Tancredo, Zatt e São Roque, por exemplo, além do atendimento diário, tem atendimento vespertino nas segundas-feiras. A coordenadora do Vila Nova I, Suzane Tasca, expressa sobre o fluxo de atendimentos.“Na comunidade, o acolhimento é feito por demanda espontânea e com queixas urgentes, pois somos nós que fazemos a triagem e avaliação do paciente. Atendemos todos os públicos, gestantes, bebês, idosos, visitas domiciliares para que o paciente se sinta atendido da melhor forma possível”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
error: Conteúdo Protegido