Na pesquisa, publicada na importante revista cinetífica Nature Medicine, os cientistas detectaram casos da doença chamada PTI (púrpura trombocitopenia idiopática), mas destacaram que o problema é tratável e não houve nenhuma morte causada pela moléstia após a imunização.
Os sintomas mais comuns da doença são surgimento de hematomas, hemorragias e pequenas manchas vermelho-púrpuras na parte inferior das pernas.
Os pesquisadores ressaltaram que os benefícios da vacina produzida pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) superam muito o pequeno risco. Acrescentaram, ainda, que a própria covid tem mais chance de causa PTI do que a vacina.
O estudo também relatou possíveis riscos, mas muito pequenos, da formação de coágulos sanguíneos arteriais e sangramento associados à AstraZeneca.
Como solução para os possíveis problemas, os pesquisadores sugeriram o uso de vacinas alternativas para as pessoas com baixo risco de covid-19, assim que houver disponibilidade de imunizantes de outras farmacêuticas.
Fonte: R7
Foto: Leonhard Foeger / Agência Reuters / Divulgação
Hospital Geral alerta para os perigos da sepse, uma das principais causas de morte em ambiente hospitalar
HOMEM MORRE PRENSADO ENTRE DOIS CAMINHÕES, EM CASCA
Camerata Presto leva As Quatro Estações para Bento Gonçalves