A Associação Amigos do Museu do Imigrante está lançando uma campanha para novos associados. A ação tem como lema “Preservar a história, preserva a vida”. Fundada em 18 de maio de 2017, a Associação Amigos do Museu do Imigrante (AMI) tem o objetivo de apoiar as ações da instituição, sendo uma associação de interesse público e fins não econômicos. Atualmente, possui 36 associados, sendo 12 ativos.
Segundo a presidente, Angela Maria Marini, “queremos sensibilizar as pessoas para a causa patrimonial. A AMI não precisa de um grande número de associados para se manter, porém é muito importante que as pessoas da comunidade que gostam das questões ligadas ao patrimônio estejam engajados para mostrar realmente o impacto que essa área tem. Buscar novos associados é fundamental para aliar essas pessoas e formar uma associação forte e ativa”, ressalta.
Assim, os associados auxiliam em diversas ações e atividades de apoio à instituição como em grupos de trabalho para organizar eventos, dentro de uma realidade sem pandemia, como ocorreu no Jantar sobre as Estrelas; no próprio Museu, onde se recebe muitos visitantes, e precisa ter diversas pessoas no prédio histórico para auxiliar na apresentação do espaço e na organização.
Também, os associados contribuem, de acordo com suas possibilidades, financeiramente, o que auxilia nas despesas da associação e para pequenos reparos e pequenos gastos do Museu. Em outros momentos, auxilia diretamente no Museu, ajudando em processos de higienização, manutenção e transporte de acervos.
Nesse sentido, a entidade busca a valorização e preservação do patrimônio histórico de Bento Gonçalves através de atividades voltadas aos interesses comunitários. “Entende-se a preservação histórica como um ato de cuidado com as diferentes memórias da cidade, pois ao se pensar o passado é possível construir um presente ativo e crítico. Preservar significa cuidar da vida das pessoas, das suas narrativas e de seus legados”, afirma Angela.
“O Museu do Imigrante completou 46 anos de existência e cuida do patrimônio material e imaterial da cidade, zelando pelo patrimônio histórico local. A AMI faz uma chamada à comunidade de Bento Gonçalves para inclusão de novos membros. Precisamos criar um elo com diferentes pessoas para manter a associação ativa e relevante para as pessoas de Bento Gonçalves”, salienta o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.
A entidade não tem mensalidade, mas sugere contribuição voluntária de seus associados no valor de R$10,00 mensais. Para mais informações entre em contato com o Museu do Imigrante (54) 3771.4230 ou pelo e-mail: amimuseu@gmail.com
Para se associar basta preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/vYa4c6MWqGaS5HZD7
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS