A Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Departamento de Assistência Social, alerta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre o início do ano letivo de 2018.
Segundo a coordenadora do Departamento, Cristiane Ferronato, as crianças e adolescentes das famílias beneficiárias do programa têm a frequência escolar acompanhada em todos os meses do ano, exceto no período de férias escolares. “Com o início do ano letivo de 2018 nas escolas municipais e estaduais, estas famílias devem estar atentas. O não cumprimento da carga horária escolar mínima pode acarretar advertência, bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício”, salienta.
O acompanhamento da frequência escolar tem como principal objetivo assegurar a estas crianças e jovens seu direito à educação para uma melhor preparação para a vida adulta, e permite também que as equipes técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) possam identificar vulnerabilidades sociais vivenciadas pelas famílias, viabilizando propostas de enfrentamento da situação de pobreza.
Famílias que recebem o benefício devem comunicar à escola o motivo das faltas que não puderem ser evitadas. “É muito importante acompanhar ativamente as atividades escolares, participando de reuniões e encontros promovidos pela escola, ou procurando o professor e a equipe diretiva sempre que sentir necessidade”, aconselha Cristiane.
Além disso, os beneficiários devem manter sempre seu cadastro atualizado, informando quando ocorrer troca de endereço, escola ou qualquer outra mudança na família. Os que mudam de município devem procurar a Assistência Social e pedir a transferência de Cadastro Único. O Setor de Cadastro Único está localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 1479, 2º andar. Mais informações pelo telefone: 3055-7347.
Frequência Escolar Exigida:
• 85% da carga horária mensal para estudantes de 6 a 15 anos;
• 75% da carga horária mensal para estudantes entre 16 e 17 anos.
Para verificar qualquer situação em relação ao Bolsa Família, procure o CRAS de referência nos seguintes horários:
Cras I: Rua Arlindo Franklin Barbosa, 251, bairro São Roque
Fone: 3451-4833
Horários: Segundas – 14h; Quintas – 09h
Cras II: Travessa Pelotas, 50, bairro Cidade Alta
Fone: 3055-7013
Horários: Terças – 9h; Quintas – 14h
Cras III: Rua Carlos Dreher Neto, 650, airro Vila Nova
Fone: 3451-4884
Horários: Quartas – 14h
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor