O prefeito Guilherme Pasin assinou na noite desta quinta-feira, 15, junto a autoridades e moradores do Bairro São João, o edital da licitação para construção do Túnel de acesso ao bairro. Uma obra de importante relevância, pois irá promover a interligação entre os bairros, dando mais segurança para população e facilitando a trafegabilidade do trânsito, que recebe mais de oito mil veículos diariamente.
Na ocasião, a Diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer, juntamente com o Engenheiro Simão Carraro apresentou o projeto construtivo. A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo.
A profundidade da obra será de 5,5 metros. Sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada, e passeio em ambos os lados. O túnel será responsável pela ligação do Bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia. “Será uma obra grandiosa, do tamanho que nossa população merece. E junto com as outras que estamos realizando significará mais qualidade de vida para quem trafega pelo local”, diz o Secretário de Viação e Obras Públicas, Amarildo Lucatteli.
O Presidente do bairro, Adair Sessi falou da importância da obra. “Como morador do São João há 10 anos sei da importância que este dia tem para população. Quero agradecer o Prefeito e a todos que se dedicaram na busca de recursos para a realização desta obra. Sei que não foi fácil, acompanhei de perto todo esforço, agradeço também os vereadores que apoiaram”, comemora.
O bairro São João também é conhecido por ser sede do Clube Esportivo, equipe centenária, que no próximo ano retorna a elite do futebol, o Presidente do Clube e Vereador, Anderson Zanella falou do significado da obra. “O clube Esportivo não é somente um Clube de Futebol, mas a sua história se confunde com a história de desenvolvimento de Bento Gonçalves. O túnel vem agregar a todo esse crescimento, vem agregar a toda valorização da nossa gente e a cada um dos senhores. Mostra o empenho, a dedicação e a boa gestão do dinheiro público. Se a gente salvar apenas uma vida já valeu todo esforço”, destaca.
Emocionado o Vice-prefeito, Aido José Bertuol lembrou que viu a comunidade do bairro São João nascer e crescer. Além de ter participado da construção da Escola Tancredo Neves. “Vi o crescimento deste local, e hoje contamos com um aeródromo que traz muita gente para nossa cidade, uma unidade de Saúde que será inaugurada. Essa obra, o túnel, eu digo com convicção que é a mais importante dos últimos 50 anos, e será importante para a vida de todas pessoas que passam diariamente por estas estradas”, disse.
A intervenção faz parte do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal terá o investimento de R$ 12.658.000,00 com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço, que será dada após o processo licitatório. “Isso é muito mais do que tijolos. É uma obra de sentimento, o que estamos assinando hoje é a concretização de uma demanda da comunidade, é tranquilidade para a vida de quem trafega por este local. Este túnel também é saúde, mobilidade urbana, agregação de valor aos imóveis, é desenvolvimento. Que nós tenhamos o senso de grandeza, que essa obra sirva para dar tamanho para as mais de 120 obras que estão sendo realizadas”, salienta o Prefeito.
Também estiveram presentes os Vereadores Idasir dos Santos, Neri Mazzochin, Volnei Christofoli, Elvio de Lima, Moises Scussel, Sidinei da Silva, Gilmar Pessutto, Edson Biasi e Valdemir Marini
Obras no bairro
Na localidade foi construída a pista do aeródromo Municipal, inaugurada a EMI Recanto Alvi Azul. Na área da saúde através de uma parceria com o Clube Esportivo os atendimentos de fisioterapia estão sendo realizados complexo, e em outubro será inaugurada a nova Unidade de Saúde no bairro.
Fonte: Prefeitura de Bento
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal