O jornalista Felipe Padilha, que também atende a Catedral Diocesana de Caxias do Sul e a Paróquia Santo Antônio de Bento, participa da atividade que tem o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade”
A Diocese de Caxias do Sul marca presença no 11º Seminário de Comunicação Social promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O jornalista Felipe Padilha, assessor de comunicação da Igreja Particular de Caxias, que também presta serviços para a Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila e para a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, participa da atividade que tem o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade”.
Entre os dias 10 e 13 de setembro, mais de 100 comunicadores de todo o Brasil participam do encontro no Centro de Estudos do Sumaré. O arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani João Tempesta, participou da mesa de abertura, na noite da terça-feira, 10 de setembro. A primeira conferência abordou o tema: “Prevenção e Gestão de Crises: Garantindo a Reputação e Imagem Institucional da Igreja Católica”, com a assessoria do padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB e Membro do grupo de reflexão do CELAM para gestão de crises.
Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, foram duas conferências: “Estratégias de comunicação: impacto e eficiência nas assessoria para pessoas físicas e governamentais”, com Igor Marques, secretário de governo de comunicação do RJ, e “O que é noticia ou não, nesses tempos de mídias sociais aceleradas”, com Germana Costa Moura, da Approach Comunicações.
A parte da tarde foi dedicada a visitar o Palácio Guanabara, que é a sede do governo do estado, a Secretaria de Comunicação do RJ, a Rádio Roquette Pinto – a primeira emissora de rádio do Brasil -, o Museu do Amanhã e o Centro de Operações Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro. A noite é dedicada ao filme “The Post”.
Para a quinta-feira, dia 12, estão previstas conferências com o professor doutor Marcelo Alves, sobre novas ferramentas de Inteligência Artificial para assessoria de comunicação e “correta expressão visual da marca: como se deve usar e quais os riscos de aplicações erradas”, com Amanda Cinelli. No campo pastoral, estão programadas duas conferências com a vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, sobre a comunicação assertiva e o relacionamento com os jornalistas, e a comunicação do Papa Francisco e seus desafios.
Também haverá momentos para abordar a “assessoria de comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados”, com a professora da Universidade de Brasília, Eliane Muniz, e “A transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública”, com o padre Anderson Pedroso, SJ, que é reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio).
Na sexta-feira, dia 13, a Missa será presidida por Dom Orani João Tempesta, seguida de duas conferências: “Construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing”, com Koca Machado, professora de Marketing da ESPM e “Além do Press Release: entendendo as necessidades da mídia”, assessorada por Lucia Martins, da Agência Danthi.
O Seminário é um encontro de profissionais da área da comunicação eclesial no Brasil. Tem como principal objetivo ser um local de colaboração na formação destes referenciais das Dioceses, Congregações, Institutos e Movimentos que desenvolvem um papel fundamental na comunicação. Estes referenciais são facilitadores na multiplicação das informações nas suas instituições de correspondência.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21