A partir desta segunda-feira (9), os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) começam a realizar, em todo o estado, as assembleias gerais dos Coredes, que tratarão da Consulta Popular 2016-2017. Nos encontros, primeira etapa do processo aberto à população, serão apresentadas a metodologia da consulta, a destinação dos recursos para cada região e definidos os programas a serem incluídos na votação.
Nos dias 5, 6 e 7 de julho, toda a população poderá eleger as prioridades de suas regiões por meio de votação pela Internet ou por um aplicativo presencial. As demandas foram construídas nas assembleias gerais dos Coredes, em assembleias municipais e fóruns regionais.
Destes debates entre a sociedade, os Coredes e o governo, são definidos os programas de cada região. Após a votação em julho, as prioridades eleitas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. O governo do Estado está destinando R$ 50 milhões para a Consulta Popular em 2016-2017.
As assembleias gerais ocorrem até 1º de junho. A agenda completa dos encontros e todas as informações sobre o processo podem ser consultadas no site www.consultapopular.rs.gov.br
Em Bento Gonçalves, o Corede Serra realizará dia 29 de julho, na Fundação Casa das Artes.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Corede Serra

Eduardo Leite destaca no Iedi exemplo gaúcho de ajuste fiscal e modernização do Estado como motores do desenvolvimento
Desfile na UCS apresenta interpretações de trabalhos de grandes mestres da moda
Farrapos mantém a hegemonia no Estado e conquista o 14º título gaúcho