Qual o impacto da pandemia nas futuras gerações? Quais as consequências para as crianças e adolescentes que vivem há mais de um ano sem aulas presenciais? Estes e outros questionamentos serão abordados no seminário “A escola do futuro: como recuperar o atraso no pós-pandemia?”, que acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 17h30 (confira os detalhes abaixo).
Os painelistas convidados são a fundadora e diretora do FGV CEIPE, Claudia Costin, e o professor titular de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo da FGV, André Portela de Souza. Eles abordarão questões como a relevância social (pais e educadores) sobre as tendências da educação básica, os impactos da crise sanitária no ensino, além de números e pesquisas sobre o tema.
Para o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a educação deve ser a pauta prioritária no pós-crise, já que estudos recentes apontam um déficit educacional que certamente impactará no desenvolvimento econômico e resultará em mais desigualdade social em todo o país. “Uma pesquisa do governo de São Paulo verificou que o tempo para recuperar a aprendizagem da educação básica em disciplinas como língua portuguesa e matemática pode chegar a 11 anos. É uma perda imensurável. Teremos uma geração marcada cognitivamente pela pandemia”, alerta Gabriel.
Além dos painelistas, o seminário terá a participação presencial, como debatedores, da presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), Bruno Eizerik; presidente do Cpers, Helenir Schürer; e da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. Já a mediação fica por conta do presidente Gabriel. O debate integra a série de eventos promovida em 2021 pela Assembleia Legislativa com o objetivo de ouvir especialistas, discutir alternativas e propor soluções para o futuro da educação, das relações de trabalho, da saúde e da economia.
O evento, que tem patrocínio do BRDE e do Banrisul e produção da Storia Eventos e Projetos, acontecerá das 17h30 às 19h no Teatro Dante Barone e será transmitido pela internet. Será possível assistir pelo Youtube, pelo Facebook, pelo canal 16 da NET, pelo canal digital 11.2 (Região Metropolitana) e pela Rádio Assembleia.
Plateia virtual é presença garantida
Um dos destaques dos seminários O RS PÓS-PANDEMIA da Assembleia Legislativa é a participação da plateia virtual. Já que a pandemia não permite acompanhar pessoalmente, os interessados nos debates podem marcar presença no digital. Basta conectar neste link, ligar a câmera e fazer parte da discussão.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro