Por unanimidade, a Assembleia Legislativa cassou na sessão plenária desta quinta-feira (22), o mandato do deputado e ex-jogador, Mario Jardel (PSD). A Bancada do Partido dos Trabalhadores apoiou a cassação. Vários parlamentares do PT subiram à tribuna para manifestar o voto. Um deles, Adão Villaverde, lembrou o voto decisivo de Jardel na votação do tarifaço, no final de 2015, considerado pelo ex-jogador como o maior gol de sua carreira. Outro parlamentar do PT, Altemir Tortelli reforçou a proposta para que seja mais debatida a reforma política no Brasil, uma forma de se fortalecer a ética na política.
Jardel recebeu mais de 41 mil votos no pleito de 2014. Em novembro do ano passado, ele foi alvo da Operação Gol Contra do Ministério Público. A investigação apontou que o deputado chefiava uma quadrilha dentro do gabinete com o objetivo de se apropriar de diárias, manter funcionários fantasmas e exigir repasse de parte dos salários dos assessores.
A Assembleia Legislativa deixou de pagar os salários do deputado na primeira semana de dezembro. O pagamento de Jardel passou a ser feito pelo INSS, uma vez que a Assembleia encaminhou o deputado para aposentadoria por invalidez. Sem o deputado, também dissolveu o gabinete de Jardel, demitindo os 17 funcionários com cargo em confiança (CC’s).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da AL-RS e do Jornal Correio do Povo
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis